Notas sobre fracasso e diversidade: os sentidos do aprender e do não aprender na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp5.14561

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Fracasso escolar, Diversidade cultural, Discurso

Resumo

Este artigo é resultado de estudos produzidos pelo Núcleo de Linguagens, Alfabetização e Letramento da UERJ, no contexto do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais. Em formato de relato de pesquisa de base teórico-conceitual, tem-se como objetivo apresentar uma discussão que contribua para o debate acerca das proposições teóricas que, embora se apresentem como um olhar interdisciplinar da Educação, acabam por supervalorizar uma perspectiva clínica e biológica da aprendizagem em contexto escolar, a despeito de ser esta marcada por diversidades em diferentes formas. Defende-se aqui que o olhar interdisciplinar direcionado aos sentidos da aprendizagem e da não aprendizagem deve dar relevo à questão da diversidade cultural e sua relação com os processos de superação e inclusão no âmbito escolar. O estudo encontra-se dividido em três partes: análise crítica das assim chamadas teorias biologizantes do fracasso escolar, com ênfase no papel que desempenham no processo de estigmatização do sujeito escolar; análise do papel dos estudos culturais para o avanço na compreensão do fracasso escolar, e; descrição conceitual das noções discursivas que contribuem para a compreensão dos processos de construção de conhecimento sob a perspectiva da diversidade cultural.

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Biografia do Autor

Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro – RJ

Professora Adjunta no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino. Doutorado em Educação (UERJ).

Paula da Silva Vidal Cid Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro – RJ

Professora Associada no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino. Doutorado em Educação (UERJ).

Luiz Antonio Gomes Senna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro – RJ

Professor Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino. Doutorado em Linguística Aplicada (PUC-Rio). Pesquisador bolsista dos programas PROCIENCIA (UERJ/FAPERJ) e CNE da Fundação FAPERJ. Bolsista de produtividade acadêmica da Fundação CECIERJ.

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

MACHADO, M. L. C. de A.; LOPES, P. da S. V. C.; SENNA, L. A. G. Notas sobre fracasso e diversidade: os sentidos do aprender e do não aprender na escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp5, p. 2837–3854, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp5.14561. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14561. Acesso em: 28 mar. 2024.