Professores iniciantes na educação infantil

Dissertações e teses publicadas no brasil no período 1996-2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14604

Palavras-chave:

Professor iniciante, Educação Infantil, Pesquisa bibliográfica

Resumo

Estudos sugerem que, no Brasil, temos, na Educação Infantil, o maior número de professorado jovem, o que pode indicar que nessa etapa se encontra a maior parte dos docentes em início de carreira (VIEIRA, 2013; MARCELO GARCIA, 2010). Por meio desta pesquisa, bibliográfica, pretendeu-se realizar um mapeamento de estudos produzidos no Brasil que tratam da temática dos professores iniciantes na Educação Infantil. Como fontes de dados foram utilizadas dissertações e teses defendidas no período 1996-2018, disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Constatou-se a existência de poucas produções que focalizam os anos iniciais da docência nas creches e pré-escolas e a necessidade de pesquisas que fundamentem programas de acolhimento e formação dos professores iniciantes dessa etapa da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Maévi Anabel Nono, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto – SP – Brasil

Professora Assistente do Departamento de Educação. Doutorado em Educação (UFSCAR).

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Publicado

02/01/2022

Como Citar

NONO, M. A. Professores iniciantes na educação infantil: Dissertações e teses publicadas no brasil no período 1996-2018. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0447–0462, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.14604. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14604. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos