Diversidade biológica e cultural na formação de professores de biologia

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16079

Palavras-chave:

Alteridades interespecíficas, Biocentrismo, Singularidades

Resumo

Neste trabalho, objetivamos discutir, qualitativamente, possíveis associações entre diversidade biológica e diversidade cultural na formação de professores de biologia. Essas reflexões podem ampliar o entendimento das relações entre sociedade e natureza, bem como a construção de currículos para a licenciatura em biologia. Abordamos, algumas perspectivas ecológicas de biodiversidade e diversidade cultural; nesta, demarcamos as percepções das singularidades individuais e coletivas como possível descritor de perfil sociocultural contemporâneo. Buscando aproximar as diversidades, apresentamos as abordagens biocultural e biocêntrica, e a possibilidade de inserção de elementos integradores, desintegradores, biocêntricos e antropocêntricos para análise das percepções de licenciandos. Concluímos que o reconhecimento das relações entre particularidades/coletividades e as temáticas relacionadas à variabilidade dos seres vivos auxilia no processo de emancipação social do professor/professora em formação. Ademais, consideramos que uma abordagem biocêntrica, baseada na equidade, possibilita o reconhecimento das alteridades interespecíficas dos seres vivos, proporcionando a (re)conexão, a (re)integração e a convivência diplomática.

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Biografia do Autor

Isabela Mayara dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – Brasil

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.

Alice Alexandre Pagan, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá – MT – Brasil

Professora associada do Departamento de Biologia e Zoologia do Instituto de Biociências (IB). Doutorado em Educação (USP).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

SANTOS, I. M. dos; PAGAN, A. A. Diversidade biológica e cultural na formação de professores de biologia: Alguma relação?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2666–2685, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16079. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16079. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos