A formação do pedagogo e a práxis pedagógica inclusiva em espaços escolares e não escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16324

Palavras-chave:

Formação do pedagogo, Espaços não-escolares, Práxis pedagógica inclusiva, Educação inclusiva

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a formação do pedagogo na perspectiva da práxis pedagógica inclusiva a partir da compreensão das determinações oriundas do contexto de restruturação produtiva do capital. Trata-se dos resultados de uma pesquisa exploratória e documental que examinou à luz do materialismo histórico-dialético as mudanças ocorridas na formação do pedagogo, a partir dos pressupostos históricos e políticos que impulsionam a expansão do conceito de educação inclusiva. As análises permeiam o exame crítico e documental a partir de uma compreensão apurada sobre a formação do pedagogo, mediante as prerrogativas da sociedade do século XXI e do conceito de educação na perspectiva inclusiva, em espaços escolares e não escolares.

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Biografia do Autor

Aparecida Meire Calegari-Falco, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Docente Adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação e Coordenadora do Mestrado Profissional em Rede em Educação Inclusiva (biênio 2020-2022). (PROFEI). Doutorado em Educação (UEM).

Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Docente Adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação. Docente e coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Rede em Educação Inclusiva (biênio 2020-2022) (PROFEI). Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) (UFSCAR).

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Docente Associado do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE). Doutorado em Educação (UEM).

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Publicado

01/03/2022

Como Citar

CALEGARI-FALCO, A. M.; ALENCAR, G. A. R. de; MOREIRA, J. A. da S. A formação do pedagogo e a práxis pedagógica inclusiva em espaços escolares e não escolares. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.1, p. 0844–0859, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.1.16324. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16324. Acesso em: 28 mar. 2024.