Burocracia de Médio Escalão e avaliação educacional

Relações entre iniciativas do estado do Ceará e do Governo Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16694

Palavras-chave:

Burocracia de médio escalão, Burocracias públicas, Ceará, Avaliação educacional, Política de avaliação

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender como Burocratas de Médio Escalão cearenses se inserem na relação entre políticas públicas educacionais nacionais e cearenses, com foco no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Observou-se que a organização da Secretaria de Educação cearense tem estrutura “semi-horizontal”, permitindo autonomia dos profissionais e afetando positivamente a qualidade técnica das ações desenvolvidas. As avaliações estão presentes nas ações estatais e nas escolas, consolidando-se por meio da coleta de dados realizada diretamente pelo Estado e pela criação da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação (Coave). Observa-se cuidado da gestão estadual com a garantia do princípio de equidade entre os alunos da rede cearense. Na visão dos entrevistados, é impossível que governos subnacionais não estabeleçam relações com o governo federal na implementação de políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Maria Helena de Aguiar Bravo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), São Paulo – SP – Brasil

Doutorado em Estado, sociedade e educação. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE).

Ocimar Munhoz Alavarse, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), São Paulo – SP – Brasil

Professor de Graduação e Pós-Graduação, EDA. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE). Doutorado em Educação (USP).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

BRAVO, M. H. de A.; ALAVARSE, O. M. Burocracia de Médio Escalão e avaliação educacional: Relações entre iniciativas do estado do Ceará e do Governo Federal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2158–2176, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.3.16694. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16694. Acesso em: 19 abr. 2024.