A implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar no sistema público de ensino do Estado do Maranhão

Avanços e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.17453

Palavras-chave:

Política de financiamento da educação, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Implementação de ações do PNAE no Maranhão

Resumo

O presente estudo analisa a implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Maranhão, enquanto política de alimentação escolar financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O PNAE constitui-se como um dos principais programas do FNDE, tendo como objetivo oferecer alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica do país. Com suporte teórico-conceitual de (BEZERRA, 2003; KIRCH; COPATTI, 2013; FONSECA, 1998), entre outros, o estudo analisou documentos oficiais pertinentes ao programa, coletados por buscas nos portais do FNDE e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC/MA). Como resultado, o estudo evidenciou a significativa contribuição das ações implementadas pelo governo do estado no Maranhão na efetivação dos objetivos instituídos no PNAE.

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Biografia do Autor

Gardenia Salazar Rodrigues da Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís – MA – Brasil

Mestranda em Educação.

Lígia do Socorro Souza Gonçalves, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís – MA – Brasil

Mestranda em Educação.

Severino Vilar de Albuquerque, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís – MA – Brasil

Professor do Departamento de Educação e Filosofia e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação (UnB).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

SILVA, G. S. R. da; GONÇALVES, L. do S. S.; ALBUQUERQUE, S. V. de. A implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar no sistema público de ensino do Estado do Maranhão: Avanços e desafios. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2723–2740, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.17453. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17453. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos