Timbre n.1 de Edmundo Villani-Côrtes

Análise como ferramenta de ensino para o intérprete

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17771

Palavras-chave:

Villani-Côrtes, Timbre n.1, Análise, Ensino, Práticas Interpretativas

Resumo

A temática deste artigo está em apresentar um material analítico sobre o Timbre n.1 de Edmundo Villani-Côrtes, cujo objetivo está em colocar o intérprete na posição ativa de suas escolhas interpretativas, baseadas na reflexão e associação de elementos direcionados para a performance musical. A investigação ocorre através de uma abordagem qualitativa baseada nas referências bibliográficas, entrevista semiestruturada com o compositor e os postulados de Ian Bent (1938). Dentro dos resultados temos: reflexões acerca da importância da construção do conhecimento para o processo de ensino/aprendizado; considerações e reconsiderações do compositor; reflexões sobre a área das práticas interpretativas e análise descritiva dos elementos empregados pelo compositor como ferramenta de descoberta e ensino para o intérprete. Considera-se que o conjunto de dados auxilie o equilíbrio entre a ação objetiva e subjetiva da interpretação musical, fortalecendo o intérprete no cenário da pesquisa acadêmica na área das práticas interpretativas.

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Biografia do Autor

Alfeu Araujo, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC). Coordenador adjunto do Curso de Música (2022/2024). Doutorado em Música (UNICAMP).

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Publicado

04/05/2023

Como Citar

ARAUJO, A. Timbre n.1 de Edmundo Villani-Côrtes: Análise como ferramenta de ensino para o intérprete. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023030, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17771. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17771. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos