Sequência didática: uma alternativa didático-metodológica para o ensino de estatística

Autores

  • Everton José Goldoni Estevam Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UEL - Universidade Estadual de Londrina. Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Londrina – PR – Brasil. 86057-970. UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná. Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. União da Vitória – PR - Brasil. 84600-000
  • Monica Fürkotter UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente – SP - Brasil. 19060-900

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i3.6587

Resumo

Considerando as particularidades que envolvem o ensino de Estatística e as dificuldades que pesquisas têm evidenciado no que se refere ao estabelecimento de estratégias didático-metodológicas adequadas e eficientes para a abordagem dos conteúdos que ela abrange em todos os níveis de ensino, sobretudo na Educação Básica, apresentamos no presente trabalho uma discussão quanto à utilização das sequências didáticas como alternativa aos dilemas existentes. Para tanto, estruturamos uma sequência didática abordando aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais desejáveis ao desenvolvimento da Literacia Estatística. A investigação quanto à adequabilidade e potencialidade das atividades foi desenvolvida com 27 alunos do último ano do Ensino Fundamental do currículo brasileiro (14 e 15 anos) de uma escola pública. Os resultados permitem-nos afirmar que a organização do trabalho pedagógico por meio de uma Sequência Didática não engessa o processo, mas o norteia e convida a todos os agentes envolvidos à reflexão quanto aos objetivos de cada atividade e aos possíveis caminhos para o seu desenvolvimento. Além disso, a estrutura proposta e discutida parece caracterizar uma alternativa interessante ao desenvolvimento da literacia estatística, principal objetivo do ensino estocástico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ESTEVAM, E. J. G.; FÜRKOTTER, M. Sequência didática: uma alternativa didático-metodológica para o ensino de estatística. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 3, p. 650–661, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v8i3.6587. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6587. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos