Teoria crítica e educação física: aproximações a partir da abordagem critico-emancipatória e didática comunicativa

Autores

  • Cícera Andréia de Souza IFPR - Instituto Federal do Paraná - Campus Avançado de Barracão. Curitiba – PR – Brasil. 80230-150
  • Carmen Lúcia da Silva Marques UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Departamento de Desportos Individuais. (in-memoriam) Santa Maria – RS – Brasil - 97105-900
  • Cassino Telles Doutorando em Educação. UFSM - Universidade Federal de Santa Maria – Pós-graduação em Educação. Santa Maria – RS – Brasil - 97105-900

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p231

Palavras-chave:

Teoria crítica, Educação física, Abordagem críticoemancipatória e didática comunicativa,

Resumo

Este artigo trata-se de um esforço para sintetizar as principais características da teoria social, denominada como Teoria Crítica, abordagem teórica conhecida pela crítica a Teoria Tradicional, sobretudo por situar-se como postura crítica ante a sociedade capitalista no resgate do ideal de emancipação humana. Tendo como ponto de partida as sustentações teóricas que a alicerçam e como ponto de chegada, as relações entre seus pressupostos teóricos e epistemológicos, nosso propósito centra-se na possibilidade de contribuir para a compreensão da necessidade de uma relação entre teoria e prática nas práticas pedagógicas dos professores de Educação Física, a partir de sua fundamentação na Teoria Crítico Emancipatória e Didática Comunicativa (KUNZ, 1994), que apresenta como elemento teórico fundante a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícera Andréia de Souza, IFPR - Instituto Federal do Paraná - Campus Avançado de Barracão. Curitiba – PR – Brasil. 80230-150

Especialista em Educação Física Escolar CEFD/UFSM,Mestra Em Educação Física CEFD/UFSM

Carmen Lúcia da Silva Marques, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Departamento de Desportos Individuais. (in-memoriam) Santa Maria – RS – Brasil - 97105-900

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Porto Alegre - UFRGS

Cassino Telles, Doutorando em Educação. UFSM - Universidade Federal de Santa Maria – Pós-graduação em Educação. Santa Maria – RS – Brasil - 97105-900

Graduado em Educação Física,

Especialista Em Educação Física Escolar CEFD/UFSM

Mestre em Educação Física CEFD/UFSM

Doutorando em Educação PPGE/UFSM

Downloads

Publicado

11/04/2016

Como Citar

SOUZA, C. A. de; MARQUES, C. L. da S.; TELLES, C. Teoria crítica e educação física: aproximações a partir da abordagem critico-emancipatória e didática comunicativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 1, p. 231–244, 2016. DOI: 10.21723/riaee.2016.v11.n1.p231. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6638. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos