A atualidade da proposta pedagógica de Célestin Freinet

Autores

  • Marisa Del Cioppo Elias PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9666

Palavras-chave:

Célestin Freinet. Proposta Pedagógica. Educação.

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar que a Pedagogia Freinet pode auxiliar o professor na educação das crianças e jovens da atualidade. Mostrar que o uso das técnicas criadas por Célestin Freinet, no século passado, década de 1920, permitem um trabalho pedagógico de sucesso na sala de aula, uma vez que estão consubstanciadas em conquistas tecnológicas e sociais contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRÉ, Michel. Céletin Freinet – un éducateur pour notre temps. France, PEMF Mouans – Sartoux, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Secretaria da Educação Continuada. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerias da Educação Básica. Brasilia: MEC, SEB, DICEI, 2013.

ELIAS, Marisa D.C. Célestin Freinet: uma pedagogia da atividade e cooperação. 9.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

ELIAS, Marisa D.C. De Emílio a Emília: a trajetória da alfabetização. São Paulo: Scipione, 2000.

ELIAS, Marisa D.C. Pedagogia Freinet: teoria e prática. Campinas-SP: Editora Papirus, 1996.

FREINET, Célestin. A educação do trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

FREINET, Célestin. Pedagogia do Bom Senso. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

FREINET, Elise. O itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão da Pedagogia Freinet. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1979.

Downloads

Publicado

30/04/2017

Como Citar

ELIAS, M. D. C. A atualidade da proposta pedagógica de Célestin Freinet. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.1, p. 612–619, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9666. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9666. Acesso em: 29 mar. 2024.