Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11644

Palavras-chave:

Inovação pedagógica, Inclusão, Interculturalidade, Educação Especial, Magistério Indígena

Resumo

Esse artigo evidencia a necessidade de refletir sobre inovação pedagógica em Instituições de Ensino Superior (IES), notadamente na formação de professores orientados a contextos de respeito à diversidade, inclusão e interculturalidade. Motivados por processos em curso na Universidade Federal do Ceará, tomaremos como recorte empírico de nossa reflexão duas significativas experiências: a formação de professores em Pedagogia e a formação de professores para o Magistério Indígena. Nessa empreitada, incursionamos sobre os conceitos implicados em nossa reflexão, apresentando dados e relatos das experiências em análise e problematizando algumas concepções sobre inovação pedagógica, que fundamentam as dimensões da cultura, da política, das práticas inclusivas e suas inter-relações para a efetivação de sociedades e instituições de ensino includentes.

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Biografia do Autor

José Mendes Fonteles Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Benfica

Pós-Doutor em Antropologia, possui doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2003) e graduação de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1990). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (DEE/FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Curso de Especialização em Gestão Escolar Indígena. Tem experiência nas áreas de Antropologia, Filosofia, Educação e Metodologia da Pesquisa, atuando principalmente nos temas: Cultura e Processos de Subjetivação, Educação Indígena, Formação de Professores, Movimentos Sociais, Arte-Educação e Epistemologia das Ciências Humanas. Foi organizador e coordenador do primeiro curso de licenciatura intercultural no Nordeste do Brasil, o Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior - MITS. Atualmente, coordena o Laboratório de Identidade, Cultura e Subjetividade - LAICUS e é membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica - OIIIIPe, rede internacional de pesquisadores que investigam temas atuais sobre formação docente.

Francisca Geny Lustosa, Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Benfica

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, ministra as disciplinas de Educação Especial, Educação Inclusiva, Práticas de Ensino em Educação Inclusiva e Letramento e Alfabetização. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, alunos com deficiência, inclusão, alfabetização e letramento. É Coordenadora do Grupo Pró-Inclusão: Pesquisa e Estudos sobre Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores (FACED/UFC). Investigadora da Linha História da Educação Comparada, Desenvolvimento e Linguagem da Criança (LIDELEC/UFC). Assessora e Consultora do INEE de Angola para a elaboração de iniciativas que visem à promoção da Educação Especial Inclusiva e Formação de Professores (de 2008 aos dias atuais). Pesquisadora-membro do Observatório de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica – OIIIIPe.

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Publicado

01/09/2018

Como Citar

FONTELES FILHO, J. M.; LUSTOSA, F. G. Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.2, p. 1281–1300, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11644. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11644. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos