Desenvolvimento de pensamento crítico, reflexivo e criativo em estudantes da carreira de educador infantil para fortalecer sua identidade profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14523

Palavras-chave:

Cognição, Processo cognitivo, Raciocínio, Resolução de problemas, Tomada de decisões

Resumo

O texto apresenta estudo sobre habilidades de estudantes da Educação Infantil – 1º e 2º ano. O objetivo é verificar o domínio de habilidades cognitivas superiores do pensamento crítico. A metodologia responde a projeto explicativo com abordagem mista. O questionário ILP-R foi aplicado para determinar o nível de domínio do pensamento crítico, indicando que, em geral, os dados se movem em escala de 4 a 5 em média com "concordo moderadamente". Isso indica que 40,60% da população estudada não desenvolve habilidades de pensamento crítico para estabelecer padrões de desenvolvimento de construtos e inferências na solução de problemas, em áreas de conhecimento complexo de sua formação profissional. É importante criar proposta estratégica que permita ampliar conhecimento e capacidade de aprofundamento da criatividade dos alunos, estabelecendo seus próprios parâmetros de avaliação em situações complexas.

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Biografia do Autor

Cecilia Marambio Carrasco, Universidad Andrés Bello (UNAB), Santiago

Coordinadora de práctica. Vicerrectoría de Investigación, Facultad de Educación y Ciencias Sociales, Carrera Educación Parvularia. Doctora en Educación (UAH) – España.

Francisco Gárate Vergara, Universidad Andrés Bello (UNAB), Santiago

Académico. Facultad de Educación y Ciencias Sociales, Carrera Educación Parvularia. Doctor en Educación (UAH) – España.

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

CARRASCO, C. M.; VERGARA, F. G. Desenvolvimento de pensamento crítico, reflexivo e criativo em estudantes da carreira de educador infantil para fortalecer sua identidade profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2756–2767, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp4.14523. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14523. Acesso em: 29 mar. 2024.