Tecnologia assistiva na educação inclusiva

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DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.4.16060

Resumo

Para abordar sobre Tecnologia Assistiva (TA), primeiro, é necessário refletir sobre inclusão, e esta necessita de ações que garantam o desenvolvimento intelectual, social, afetivo e profissional das pessoas à qual se destina. Em um contexto educacional pode-se pensar a educação inclusiva, como um campo que aborda a “educação para todos e com todos, buscando meios e modos de remover as barreiras para a aprendizagem e para a participação dos aprendizes, indistintamente” (CARVALHO, 2016, p. 67). Nesta perspectiva, a autora traz muitos desafios, necessitando considerar a singularidade de cada estudante. Além disso, a educação inclusiva precisa ser tomada como um direito que é assegurado pelas políticas (BRASIL, 2008, 2015, 2021a, 2021b) educacionais brasileiras.

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Biografia do Autor

Ygor Correa, Universidade de Caxias do Sul (UCS) Caxias do Sul – RS

Professor no Curso de Graduação em Pedagogia. Doutorado em Informática na Educação (UFRGS).

Tatiele Bolson Moro, Universidade de Caxias do Sul (UCS) Caxias do Sul – RS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Carla Beatris Valentini, Universidade de Caxias do Sul (UCS) Caxias do Sul – RS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Informática na Educação (UFRGS).

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

CORREA, Y.; MORO, T. B.; VALENTINI, C. B. Tecnologia assistiva na educação inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.4, p. 2963–2970, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.4.16060. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060. Acesso em: 29 mar. 2024.