Do banquinho ao caderninho

Discricionariedade e estigma nos procedimentos de matrícula em escolas cariocas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16692

Palavras-chave:

Burocracia educacional, Políticas de matrícula escolar, Burocracia de nível de rua, Estigma

Resumo

O artigo analisa os procedimentos de matrícula de escolas municipais do Rio de Janeiro. Partimos da ideia de que os gestores da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e das escolas são os burocratas responsáveis pela implementação da política de matrícula e podem agir de forma discricionária no atendimento ao público. Consideramos que suas percepções sobre as escolas, estudantes e famílias estão pautadas em estigmas. Utilizamos entrevistas realizadas com a assessoria da CRE e com diretores de escolas da mesma região da cidade. Os resultados evidenciam discricionariedade da burocracia nos procedimentos de matrícula e revelam a produção e reprodução de estigmas das escolas, reforçando um cenário de desigualdade educacional e com tendência à iniquidade na distribuição de vagas.

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Biografia do Autor

Ryna Wanzeler de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação

Ana Pires do Prado, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Antropologia (UAB/Espanha).

Rodrigo Rosistolato, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professor Associado da Faculdade de Educação e coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Antropologia Social (UFRJ).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

OLIVEIRA, R. W. de; PRADO, A. P. do; ROSISTOLATO, R. Do banquinho ao caderninho: Discricionariedade e estigma nos procedimentos de matrícula em escolas cariocas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2322–2342, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.3.16692. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16692. Acesso em: 25 abr. 2024.