Saberes docentes na compreensão de contadores professores

Autores

  • Cristian Baú Dal Magro Doutorando em Ciências Contábeis e Administração. FURB - Universidade Regional de Blumenau – Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração. Blumenau – SC – Brasil. 89012-900
  • Leossânia Manfroi Mestre em Ciências Contábeis. FURB - Universidade Regional de Blumenau. Pós-graduação em Ciências Contábeis. Blumenau – SC – Brasil. 89012-900. Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis. UCEFF - Unidade Central de Educação FAEM Faculdade. Chapecó – SC – Brasil. 89 812-214
  • Rita Buzzi Rausch Doutora em Educação. FURB - Universidade Regional de Blumenau. Blumenau – SC – Brasil. 89012-900

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p258

Palavras-chave:

Saberes docentes, Contador professor, Processo ensino-aprendizagem,

Resumo

O objetivo central do estudo foi analisar a compreensão de contadores professores sobre os saberes docentes que contribuem ao processo ensino-aprendizagem. O estudo caracterizou-se como pesquisa descritiva, realizada por meio de entrevista semiestruturada e com abordagem qualitativa dos dados. A população da pesquisa foi os contadores/professores de Instituições de Ensino Superior localizadas na Região Oeste do Estado de Santa Catarina que lecionam no curso de graduação em Ciências Contábeis. A amostra foi delineada de forma intencional e por conveniência, onde foram selecionados 5 contadores/professores com diferentes titulações. A análise do conteúdo foi estruturada em quatro etapas: a) Identificação dos entrevistados; b) Caracterização das atividades docentes; c) Percepções dos professores quanto ao processo de ensino-aprendizagem, d) Compreensões que manifestam sobre os saberes docentes. Os achados da pesquisa afirmam os estudos realizados por Schulman (1986), Tardif (2002) e Saviani (1996), sendo que os saberes docentes que melhor contribuem no processo ensino-aprendizagem de acordo com os entrevistados são: metodologia de ensino e de avaliação adequados; uso de recursos audiovisuais; conhecimento dos conteúdos e das políticas institucionais e o bom relacionamento com os acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11/04/2016

Como Citar

DAL MAGRO, C. B.; MANFROI, L.; RAUSCH, R. B. Saberes docentes na compreensão de contadores professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 1, p. 258–282, 2016. DOI: 10.21723/riaee.2016.v11.n1.p258. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7166. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos