Exergames: uso pedagógico e suas bases teóricas na educação

Autores

  • Fernanda Fronza Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação – Pós-graduação em Educação. Florianópolis – SC
  • Fernando Luiz Cardoso Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Florianópolis – SC

DOI:

https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p565

Palavras-chave:

Exergames. Videogames. Educação. Escola.

Resumo

Os exergames são tecnologias digitais dirigidas a atividade física que tem sido utilizado mundialmente em escolas de maneira lúdica ou pedagógica. O objetivo deste artigo é identificar e caracterizar os estudos que usam exergames na escola, apontar quais as potencialidades pedagógicas destes jogos para a educação e se suas bases teóricas estão consolidadas para seu uso escolar. O estudo é uma revisão sistemática em bases importantes na área de educação e saúde com os descritores exergames e educação em inglês. Foram selecionados 4 artigos, com sujeitos de pesquisa constituídos por crianças e professores de escolas, de cunho empírico porém nem todos seguiram protocolos específicos de avaliação. A metade deles se respaldou em alguma teoria para justificar seus achados, e as contribuições foram relevantes tanto para alunos e professores a partir da vivência empírica com o uso dos exergames na escola. Conclui-se que as respostas físicas e comportamentais dos estudantes nos jogos estudados foram significativas nas escolas, no entanto os estudos avaliados não se basearam em quaisquer teorias consolidadas da área.

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Biografia do Autor

Fernanda Fronza, Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação – Pós-graduação em Educação. Florianópolis – SC

Doutoranda em Educação. UDESC. Faculdade de Educação - área educação, comunicação e tecnologia

Fernando Luiz Cardoso, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Florianópolis – SC

Doutor em Sexualidade Humana pelo Institute for Advanced Study in Human Sexuality. Professor Titular junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC.

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Publicado

06/07/2016

Como Citar

FRONZA, F.; CARDOSO, F. L. Exergames: uso pedagógico e suas bases teóricas na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 2, p. 565–574, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.n2.p565. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8187. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos