Base Nacional Comum Curricular: o brincar como direito e a gestão escolar na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.15681

Palavras-chave:

Gestão escolar, Desenvolvimento infantil, Brinquedoteca, PDDE

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular, homologada em 2017, é o mais atual documento do âmbito educacional brasileiro que normatiza as práticas pedagógicas nas instituições de ensino. Na etapa da educação infantil, o brincar é definido com um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, logo uma demanda dos gestores escolares é a sua garantia no cotidiano infantil. A brinquedoteca é um espaço planejado para as crianças que proporciona as brincadeiras, interações e desenvolvimento. Nesse contexto, o objetivo geral do trabalho foi realizar uma proposta e orçamentos de recursos lúdicos para uma brinquedoteca em uma escola municipal de Gramado, no estado de Rio Grande do Sul, consoante as descrições da Base Curricular e Referencial Curricular Gaúcho. A metodologia utilizada foi de abordagem mista, englobando os aspectos qualitativos e quantitativos diante de análise documental e estimativas de custo. Como resultado foi constatado que um projeto de brinquedoteca com diversos materiais, elementos naturais e da cultura local é uma possibilidade, considerando os recursos financeiros e a realidade escolar.

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Biografia do Autor

Carla Silveira Barbosa, Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Carlos Nelz, Gramado – RS

Educadora Infantil na Secretaria de Educação de Gramado.

Marcos Cesar Rodrigues de Miranda, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE), Piracicaba – SP

Professor Associado. Mestrado em Química (UFSCAR).

Rosebelly Nunes Marques, Universidade de São Paulo (USP/ ESALQ), Piracicaba – SP

Docente do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES/ESALQ). Doutorado em Educação Escolar (UNESP).

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Publicado

21/10/2021

Como Citar

BARBOSA, C. S.; MIRANDA, M. C. R. de; MARQUES, R. N. Base Nacional Comum Curricular: o brincar como direito e a gestão escolar na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2922–2947, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.15681. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15681. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas