Políticas de educação, tecnologia e inovação

Contribuições para uso emancipatório das tecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.15876

Palavras-chave:

Tecnologia e Inovação, Políticas e Educação, Abordagem Sociotécnica

Resumo

O objetivo do texto é tecer uma discussão teórica à luz de referenciais sobre estudos relacionados a políticas de educação, tecnologia e inovação, no sentido de apreender elementos que demarquem possibilidades para o uso emancipatório das tecnologias na educação. O estudo foi fundamentado na perspectiva filosófica do materialismo-dialético; quanto ao método, pautando-se na pesquisa bibliográfica. Foi possível compreender, entre outras questões, que se faz necessário políticas e ações educativas que caminhem na contramão dos ideais impostos apenas pelo sistema capitalista, de modo a se obter a construção e consolidação de uma educação mais crítica, emancipadora, a qual pode estar fundamentada na perspectiva da utilização de tecnologias como forças produtivas de modo solidário.

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Biografia do Autor

Raquel Aparecida Souza, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG – Brasil

Professora Adjunta. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) – Linha de políticas da educação.

Raquel de Almeida Moraes, Universidade de Brasília (UnB), Brasília – DF – Brasil

Professora Titular. Departamento de Planejamento e Administração (FE/UnB). Doutora em Educação (UNICAMP).

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Publicado

01/04/2022

Como Citar

SOUZA, R. A.; ALMEIDA MORAES, R. de. Políticas de educação, tecnologia e inovação: Contribuições para uso emancipatório das tecnologias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1457–1472, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.15876. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15876. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos