O uso do computador em sala de aula como prática cultural dos universitários

Autores

  • Eduarda Escila Ferreira Lopes Mestre em Comunicação e Poéticas Visuais. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – Pós-graduação em Comunicação. Bauru – SP – Brasil. 17033-360. UNIARA – Centro Universitário de Araraquara. Coordena cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i1.6866

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre o uso do computador em sala de aula como parte de uma nova prática cultural escolar do século XXI. Na sociedade contemporânea a interconexão em rede influencia diretamente na vida dos indivíduos, em suas relações e hábitos, ou seja, interfere de forma determinante na cultura mundial, provocando uma série de transições entre o “tradicional” e o tecnológico, derrubando barreiras que outrora eram intransponíveis pela maioria, como a distância física, por exemplo. Um exemplo de como as novas tecnologias digitais e seus utilitários vêm mudando o hábito da sociedade está no processo de ensino e aprendizagem. Se antes, o computador era uma ferramenta utilizada nas secretarias das escolas, para impressões de documentos e cadastro de funcionários e alunos, hoje este equipamento está dentro das salas de aulas, nas mãos de alunos que, em tempo real, se comunicam em redes sociais, realizam pesquisas educativas, além de diversas outras possibilidades. Neste texto faz-se a opção por apresentar estudos sobre o comportamento digital e sua trajetória, assim como estudos históricos de instrumentos escolares presentes no processo de aprendizagem. Também apresenta resultados de uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória realizada com estudantes universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

LOPES, E. E. F. O uso do computador em sala de aula como prática cultural dos universitários. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 1, p. 164–176, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v9i1.6866. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6866. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos