Curiosidades matemáticas nas aritméticas da série ordem e progresso

Autores

  • Malcus Cassiano Kuhn Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado. https://orcid.org/0000-0002-6001-2324
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8759

Palavras-chave:

História da educação matemática. Curiosidades matemáticas. Série ordem e progresso. Ensino da matemática. escolas paroquiais luteranas gaúchas.

Resumo

O artigo tem por objetivo fazer um resgate de curiosidades matemáticas presentes nas aritméticas da série Ordem e Progresso, editadas pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, por meio da Casa Publicadora Concórdia de Porto Alegre, na década de 1930, para suas escolas paroquiais no Rio Grande do Sul. Baseando-se no referencial da história cultural, analisaram-se a Primeira Aritmética e a Terceira Arithmetica da série Ordem e Progresso, identificando-se curiosidades envolvendo: construção do significado de número até 10; contas orais com as quatro operações elementares com números naturais até 100; procedimentos para decorar as tabuadas de multiplicar e dividir; informações sobre unidades de medidas do contexto dos alunos; relações entre as antigas medidas brasileiras e as medidas do sistema métrico; estudo da regra de três pela regra da dedução; cálculo do volume aproximado de um tronco de cone, de forma prática; determinação de números quadrados e da raiz quadrada fazendo associações com geometria e álgebra. Embora algumas dessas curiosidades estejam alicerçadas no método de ensino intuitivo, as mesmas ainda refletem a tradição pedagógica da memorização.

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Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Pós-doutorando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática e Interculturalidade - GEPHEMI.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca – Espanha.

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM da ULBRA/RS.

Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática e Interculturalidade - GEPHEMI.

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Publicado

15/10/2017

Como Citar

KUHN, M. C.; BAYER, A. Curiosidades matemáticas nas aritméticas da série ordem e progresso. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2088–2107, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8759. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8759. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos