Políticas públicas de direito à educação para os idosos em internação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n2.2017.10025

Palavras-chave:

Envelhecimento. Analfabetismo. Inclusão. Classe hospitalar. Educação não formal.

Resumo

As pessoas estão vivendo mais. A população vem passando por grandes transformações, tanto sociais como tecnológicas, que apontam para a necessidade de processos educacionais específicos para pessoas idosas. O idoso tende a ser apartado socialmente, com prejuízos para sua saúde e, consequentemente, sua qualidade de vida. Este estudo, de abordagem qualitativa, tem como objetivo descrever e analisar as políticas públicas aplicáveis à educação, para o idoso internado em hospitais ou em instituições, com base no modelo de análise de políticas públicas, expresso por Di Giovanni, em que se verificam os atores envolvidos nessas políticas e seus interesses afins. Como possível meio para consecução de um programa dirigido à educação de idosos, evidencia-se a possibilidade da inclusão social do idoso e o uso de programas de educação, com iniciativa do terceiro setor, que no âmbito da educação não formal traz grandes transformações para a sociedade no que se refere ao exercício da cidadania.

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Biografia do Autor

Hamilton de Oliveira Telles Júnior, Universidade de Mogi das Cruzes, UMC

Mestrando. Universidade de Mogi das Cruzes. Departamento de Pós-Graduação. Mestrado em Políticas Públicas.

Ivone Panhoca, Universidade de Mogi das Cruzes, UMC

Departamento de Pós-Graduação, Programa de Mestrado em Políticas Públicas, da Universidade de Mogi das Cruzes, SP;

Professora pesquisadora na linha de Políticas Públicas de Saúde e qualidade de vida. 

Bárbara Lucchesi Ramacciotti, Universidade de Mogi das Cruzes, UMC.

Departamento de Pós-Graduação, Programa de Mestrado em Políticas Públicas, da Universidade de Mogi das Cruzes, SP;

Professora pesquisadora na linha de Políticas Culturais, Diversidade e Cidadania.

Rosália Maria Netto Prados, Universidade de Mogi das Cruzes, UMC

Departamento de Pós-Graduação, Programa de Mestrado em Políticas Públicas, da Universidade de Mogi das Cruzes, SP;

Professora pesquisadora na linha de Políticas Culturais, Diversidade e Cidadania, na área de Análise do Discurso.

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Publicado

07/04/2017

Como Citar

TELLES JÚNIOR, H. de O.; PANHOCA, I.; RAMACCIOTTI, B. L.; PRADOS, R. M. N. Políticas públicas de direito à educação para os idosos em internação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 393–408, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n2.2017.10025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10025. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos