Reflexões sobre políticas educativas, BNCC e formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13628

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Formação do professor, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo trata de uma discussão sobre políticas de ensino de línguas no cenário contemporâneo para uma reflexão sobre a formação do professor da área de Letras. Fundamenta-se em teorias linguísticas e nas políticas educacionais, além de se apresentarem também estudos sobre o ensino de línguas no Brasil que refletem diretamente no processo de ensino-aprendizagem que se constituiu ao longo do processo histórico da educação brasileira. Tem como objetivos, apresentar o cenário contemporâneo do ensino de línguas; e descrever discursos político-educacionais de ensino e de formação do professor. A metodologia é a de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, sobre teorias linguísticas e diretrizes curriculares do curso de Letras, para uma reflexão sobre as práticas linguísticas contemporâneas e políticas educacionais de formação e de ensino de línguas.

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Biografia do Autor

Rosália Maria Netto Prados, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo – SP

Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Doutorado em Semiótica e Linguística Geral (USP).

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo – SP

Professor e Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura (MACKENZIE).

Sonia Maria Alvarez, Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), Itaquaquecetuba – SP

Doutorado em Linguística Aplicada do Ensino de Línguas (PUC-SP).

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

PRADOS, R. M. N.; RAMIREZ, R. A.; ALVAREZ, S. M. Reflexões sobre políticas educativas, BNCC e formação docente. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 86–102, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.13628. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13628. Acesso em: 29 mar. 2024.

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