Aplicação e uso do software quimsimulator na disciplina de química

Autores

  • Simone Moraes Stange Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10088

Palavras-chave:

Ensino de química. Artefatos de comunicação. Processo pedagógico. Cultura digital.

Resumo

Descreve as características e possibilidades de usos do aplicativo QuimSimulator, software idealizado como ferramenta de ensino-aprendizagem na disciplina de Química. Relaciona uma série de conceitos e argumentações que, num primeiro tempo, embasam os pressupostos pelos quais o projeto se orientou, num segundo tempo, validam os determinantes de público-alvo, atividades e perfiz de aplicação. Possibilita afirmar o alinhamento dos interesses de desenvolvimento de um processo pedagógico mais atual e dinâmico com as possibilidades de uso deste tipo de ferramenta.

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Biografia do Autor

Simone Moraes Stange, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Ciências - Licenciatura 1º Grau pela Faculdade de Ciências e Letras de Mafra (1982), graduação em Ciências -Licenciatura Plena - Habilitação em Química - Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (1992), graduação com Diploma Superior de Español - Universidad de Salamanca (2002), graduação com Diploma Básico de Español - Universidad de Salamanca (1996), Mestrado em "Educación con énfasis en Gestión Educacional - Universidad Autónoma de Asunción - Paraguai" (2003), Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Ponta Grossa (2012), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Professora titular na disciplina de química, na Secretaria do Estado da Educação - SED - Santa Catarina - Brasil. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: química orgânica, química inorgânica, química geral; Educação, pesquisa e abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

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Publicado

01/12/2017

Como Citar

STANGE, S. M. Aplicação e uso do software quimsimulator na disciplina de química. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1691–1702, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10088. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10088. Acesso em: 16 abr. 2024.