Os desafios para a inovação na gestão escolar em micro e pequenas empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10893

Palavras-chave:

Radar de Inovação, Inovação em marketing, Escolas inovadoras.

Resumo

A implementação de ações de inovação em micro e pequenas empresas (MPEs) é primordial para a ampliação da competitividade, aumento do faturamento e diversas modificações positivas nos diferentes setores da economia. No entanto, inovar traz questionamentos e incertezas, sobretudo nas MPEs. Sendo assim, o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), busca disseminar o conhecimento e orientar a prática de ações inovadoras nessas empresas. Sua metodologia envolve diagnósticos e acompanhamentos mensais, dentro de um período de 30 meses, divididos em 5 ciclos (0 à 4). Para este artigo, foram analisadas 8 empresas do segmento educacional, participantes do Programa ALI, pertencentes aos municípios de Marília e Assis, estado de São Paulo, com o objetivo de apresentar propostas de ações que visem melhorias no relacionamento com os alunos, enfatizando a clareza da proposta de valor da empresa e os diferenciais de cada uma. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas, estudo de campo para observação in loco e aplicação do diagnóstico Radar de Inovação, que mensura o grau de inovação global, em um conjunto de 13 dimensões. A partir disso, foi identificado que as empresas puderam colocar em prática diferentes ações de inovação em marketing, através do desenvolvimento das dimensões estudadas, apresentado melhora nos Ciclos 0 e 1. As ações propostas também trouxeram resultados positivos no nível de satisfação dos alunos, além de um maior engajamento da comunidade com a escola.

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Biografia do Autor

Maria Carolina Almeida Dias, UFSCar Sorocaba

Mestra em Sustentabilidade na Gestão Ambiental - Ufscar Sorocaba

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Publicado

07/01/2018

Como Citar

DIAS, M. C. A. Os desafios para a inovação na gestão escolar em micro e pequenas empresas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 424–438, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10893. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10893. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos