Conhecimento de gestores da educação infantil sobre aceleração para alunos com altas habilidades/superdotação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i3.12645

Palavras-chave:

Aceleração, Altas habilidades/superdotação, Educação infantil.

Resumo

A aceleração é uma prática educacional que objetiva adequar o nível de conhecimento do aluno com altas habilidades/superdotação a um contexto curricular ajustado à suas necessidades. Assim, sugere-se que educadores estejam capacitados sobre a temática de altas habilidades/superdotação para o apoio pedagógico. O presente estudo teve o objetivo principal de verificar e analisar a existência de conhecimento de gestores de escolas de educação infantil sobre a aceleração de alunos com altas habilidades/superdotação. Como objetivos específicos: a) verificar se os gestores conhecem as modalidades de aceleração para alunos com altas habilidades/superdotação; e b) averiguar se os gestores demonstram-se favoráveis ou não quanto à aceleração. Tratou-se de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo, que fez uso do questionário para a coleta de dados. Os resultados apontaram uma visão limitada dos gestores participantes sobre a temática de altas habilidades/superdotação e escasso conhecimento sobre a aceleração como forma de atendimento especializado para esse público.

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Biografia do Autor

Paula Paulino Braz, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Especial, na Universidade Federal de São Carlos.

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos

Professor Adjunto 4. Departamento de Psicologia.

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Publicado

15/08/2019

Como Citar

BRAZ, P. P.; RANGNI, R. de A. Conhecimento de gestores da educação infantil sobre aceleração para alunos com altas habilidades/superdotação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 3, p. 576–591, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i3.12645. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12645. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

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Artigos