Produções brasileiras sobre dupla excepcionalidade: estado de conhecimento de 2014 a 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i2.15104

Palavras-chave:

Educação especial, Dupla excepcionalidade, Superdotação, Produção científica

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a revisão da literatura científica brasileira sobre a dupla excepcionalidade. Foram examinados quatro tipos de produções científicas (teses, dissertações, artigos e trabalhos) de cinco bases de dados. Adotou-se delineamento bibliométrico das produções de 2014 a 2020. Os resultados demonstraram uma produção exígua (N=26), com flutuações terminológicas e três categorias nas definições de dupla excepcionalidade. Duas delas indicaram problemas conceituais. Conclui-se que esse tema tem sido pouco contemplado pelos pesquisadores brasileiros e que o avanço das pesquisas e o reconhecimento nas políticas públicas dependem do uso e da divulgação científica do termo dupla excepcionalidade e de uma definição condizente com os estudos internacionais.

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Biografia do Autor

Josilene Domingues Santos Pereira, Instituto Federal da Bahia (IFBA), Vitória da Conquista – BA

Professora Adjunta no Departamento de Educação. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. (UFSCar).

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP

Docente no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Doutorado em Educação Especial (UFSCar).

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Publicado

01/08/2021

Como Citar

PEREIRA, J. D. S.; RANGNI, R. de A. . Produções brasileiras sobre dupla excepcionalidade: estado de conhecimento de 2014 a 2020. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 2, p. 1084–1105, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i2.15104. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15104. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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Artigos