O uso dos resultados do SARESP como instrumento de gestão escolar: boletim pedagógico e avaliação institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i3.12896

Palavras-chave:

Avaliação dos sistemas de ensino, SARESP, Avaliação institucional, Planejamento didático-pedagógico.

Resumo

O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo foi criado em 1996. O objetivo deste estudo é identificar se os resultados do SARESP 2016 foram discutidos entre gestores e professores e quais foram os encaminhamentos; verificar também se as escolas realizam a avaliação institucional de modo a subsidiar a gestão escolar. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a coleta de dados. Como resultados, o estudo apresenta que os alunos das escolas com proficiência básico ou abaixo do básico tiveram como encaminhamento, basicamente, a recuperação no contraturno no Programa Novo Mais Educação e aspectos que a comprometem. Em relação à Avaliação Institucional o que é denominado como tal não consiste “de fato” em um processo de busca pela compreensão da realidade escolar. É utilizado apenas um Instrumento de AI fornecido pela Diretoria de Ensino que consiste em um questionário aplicado no último dia de aula.

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Biografia do Autor

Claudia Pereira de Pádua Sabia, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Marília)

Possuo graduação em Administração (1986), especialização em Administração Empresarial (1989), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Educacao (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi avaliadora Ad Hoc do INEP/MEC para os cursos de Administração de 2002 à 2013. Membro do Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia desde 1997. Professora Assistente do Departamento de Administração e Supervisão Escolar - DASE da Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC da UNESP, campus de Marília. Atua na área de políticas públicas em educação, gestão escolar e avaliação.

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Publicado

15/08/2019

Como Citar

SABIA, C. P. de P. O uso dos resultados do SARESP como instrumento de gestão escolar: boletim pedagógico e avaliação institucional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 3, p. 665–679, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i3.12896. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12896. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos