A coordenação pedagógica: uma proposta interdisciplinar para a educação de jovens e adultos baseada na educação para o trabalho
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13317Palavras-chave:
Coordenação pedagógica, Educação de jovens e adultos, Educação pelo trabalho, Interdisciplinaridade, Semana de educação para a vida.Resumo
Este artigo faz uma reflexão sobre o potencial transformador que a Coordenação Pedagógica (CP) tem na Educação. Essa reflexão é resultado de um trabalho de pesquisa realizado em uma Escola Pública de Ensino Médio, da Modalidade Jovens e Adultos (EJA), e tem como objetivo investigar as questões discutidas durante a CP e a sua articulação com o processo de ensino-aprendizagem. Tal reflexão fundamenta-se na Interdisciplinaridade e na Educação pelo Trabalho, que pode ser colocada em prática durante a Semana de Educação para a Vida. Entende-se assim que, a CP, ao abordar questões do cotidiano do aluno, remete à uma educação mais cidadã e inclusiva, levando ao debate de questões que abordem a sua realidade.
Downloads
Referências
ALVES, M. R. O coordenador pedagógico como facilitador do processo de alfabetização. Trabalho de conclusão de curso. Brasília: Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, UnB, 2013.
BRASIL. Lei nº 11.988, DE 27 DE JULHO DE 2009. Cria a Semana de Educação para a Vida, nas escolas públicas de ensino fundamental e médio de todo o País, e dá outras providências. 2009.
DA SILVA, R. R.; RAZUCK, R. C. S. R.; TUNES, E. Desafios da escola atual: a educação pelo trabalho. Química Nova, vol. 31, no. 2, 452-461, 2008.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação. Regimento Interno da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 1ª. Ed – Brasília, 2009.
DISTRITO FEDERAL. Portaria nº 27 de 2 de fevereiro de 2012. Diário oficial do Distrito Federal, Poder Executivo, Brasília, DF, n 27, 06 de fev. de 2012. Seção 1, p.11-14., 2012.
FERNANDES, M. J. S. A coordenação pedagógica nas escolas estaduais paulistas: resoluções recentes e atuação cotidiana na gestão e organização escolar. RBPAE – v.27, n.3, p. 361-588, set./dez., 2011.
GALLON, M. da S.; FILHO, J. B. R.; MACHADO, J. A. Desafios à realização da interdisciplinaridade no ambiente escolar: perspectivas dos docentes e da coordenação pedagógica. Revista Thema, v. 14, n. 4, 2017.
HARTMANN, A.M.; ZIMMERMANN, E. O trabalho interdisciplinar no Ensino Médio: a reaproximação das “DuasCulturas”. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 7, n. 2, 2007.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: política, estrutura e organização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2014.
LIMA, S. M. G. O coordenador pedagógico e seu processo formativo: perspectivas e limites de trabalho. Tese de doutorado. Brasília: Faculdade de Educação, UnB, 2016.
MOEHLECKE, S. O coordenador pedagógico nos sistemas de ensino do Rio de Janeiro: uma nova aposta na gestão das escolas? RBPAE - v. 33, n. 1, p. 223 - 239, jan./abr., 2017.
QUADRO NEGRO. Informativo do Sindicato dos Professores no Distrito Federal - Ano XXXV - Nº 184 – fevereiro. Construindo a Educação - Coordenador Pedagógico. 2014.
RAZUCK, F. B.; RAZUCK, R. C. S. R. O combate ao tabaco na escola - A interferência da indústria tabagista. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 5, p. 1, 2012.
VIGOTSKI, L. S.; O Esclarecimento Psicológico da Educação pelo Trabalho. Psicologia Pedagógica, Artmed: Porto Alegre, 2003.