Os conselhos de defesa de direitos das crianças e adolescentes e o direito à educação

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DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13414

Palavras-chave:

Políticas de atenção à infância e à adolescência, Conselhos de direitos da criança e do adolescente, Conselho tutelar, Direito à educação escolar, Papel da escola

Resumo

O artigo, decorrente de levantamento legal, jurídico e bibliográfico, aponta alterações na relação da sociedade brasileira com as novas gerações, que ocorrem a partir de finais dos anos 1980, quando crianças e adolescentes se tornam legalmente cidadãos de direitos. Trata da mudança de perspectiva que ocorreu nas políticas de atenção à infância e à adolescência com a promulgação da Constituição Federal de 1988, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei n. 8.069/1990) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei n. 9394/1996). Analisa os paradigmas fundantes do ECA e a atuação dos conselhos voltados à garantia dos direitos: o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar. Indica as prerrogativas do Ministério Público e da Justiça da Infância e da Juventude. Enfatiza o papel da escola na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, em especial o direito à educação escolar.

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Biografia do Autor

Ana Maria Falsarella, Universidade de Araraquara (UNIARA), Araraquara – SP

Docente no Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação. Doutorado em Educação (PUC-SP).

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

FALSARELLA, A. M. Os conselhos de defesa de direitos das crianças e adolescentes e o direito à educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 68–85, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.13414. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13414. Acesso em: 25 abr. 2024.

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