Los consejos para la defensa de los derechos de niños y adolescentes y el derecho a la educación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13414

Palabras clave:

Políticas de atención a niños y adolescentes, Consejos para los derechos de niños y adolescentes, Consejo tutelar, Derecho a la educación escolar, Rol escolar

Resumen

El artículo, resultante de una encuesta legal, jurídica y bibliográfica, señala cambios en la relación de la sociedad brasileña con las nuevas generaciones, que ocurrió a fines de la década de 1980, cuando los niños y adolescentes quedaron legalmente sujetos a derechos. Se trata del cambio de perspectiva que ocurrió en las políticas de atención a niños y adolescentes con la promulgación de la Constitución Federal de 1988, el Estatuto de Niños y Adolescentes (ECA, Ley n. 8.069 / 1990) y la Ley de Directrices y Bases de Educación (LDB, Ley N ° 9394/1996). Analiza los paradigmas fundacionales de ECA y el desempeño de los consejos destinados a garantizar los derechos: el Consejo para los Derechos de Niños, Niñas y Adolescentes y el Consejo de Tutela. Indica las prerrogativas del Ministerio Público y la Justicia Infantil y Juvenil. Destaca el papel de la escuela para garantizar los derechos de los niños y adolescentes, especialmente el derecho a la educación escolar.

Descargas

Biografía del autor/a

Ana Maria Falsarella, Universidade de Araraquara (UNIARA), Araraquara – SP

Docente no Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação. Doutorado em Educação (PUC-SP).

Citas

ABRAPIA. Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência. Maus-tratos contra crianças e adolescentes. Proteção e prevenção: guia de orientação para educadores. Petrópolis: Autores & Agentes & Associados, Abrapia, 1997.

BANDEIRA, V. N. Adolescente em liberdade assistida: análise quanto às dificuldades de (re)inserção na rede regular de ensino público em um município do interior paulista. 2016. Dissertação (Processos de Ensino, Gestão e Inovação) – Universidade de Araraquara (UNIARA), Araraquara, 2016.

BRASIL. Lei n. 6.697, de 10 de outubro de 1979. Institui o Código de Menores. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 14945, 11 out. 1979. PL 1573/1975

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Lei n. 8.069 de 13 julho 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 13563, 16 jul. 1990. PL 5172/1990

BRASIL. Lei n. 8.242, de 12 de outubro de 1991. Cria o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 22589, 16 out. 1991. PL 514/1991

BRASIL. Lei n. 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 18769, 8 dez. 1993. PL 4100/1993

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833, 23 dez. 1996. PL 1258/1988

BRASIL. Decreto n. 9.579, de 22 de novembro de 2018. Consolida atos normativos editados pelo Poder Executivo federal que dispõem sobre a temática do lactente, da criança e do adolescente e do aprendiz, e sobre o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente e os programas federais da criança e do adolescente, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 2, 5 set. 2019.

BRASIL. Decreto n. 10.003, de 4 de setembro de 2019. Altera o Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, para dispor sobre o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 49, 23 nov. 2018.

BRASIL. Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Disponível em: https://www.direitosdacrianca.gov.br/conanda. s/d. Acesso em 26 fev. 2020.

CRUXÊN, I. (Red.); ALENCAR J. L. O.; FONSECA, I. F. (Coord.). O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente na visão de seus conselheiros. Relatório de Pesquisa Projeto Conselhos Nacionais: perfil e atuação dos conselheiros. Brasil Governo Federal/Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/Ipea, 2012.

DESLANDES, S. F. Atenção a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro, n. 10, 1994.

ESTEVES, R. F. Gestão pedagógica na educação infantil: a relação da escola com as famílias de alunos ingressantes. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação) – Universidade de Araraquara (UNIARA), Araraquara, 2019.

GOMES DA COSTA, A. C. O ECA e a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). 30 nov. 2016. Fundação Telefônica. Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/promenino/trabalhoinfantil/noticia/o-eca-e-a-lei-organica-da-assistencia-social-loas/. Acesso em: 27 fev. 2019.

LEITE, M. R. S. D. T; DUARTE, V. C. Desafio da articulação entre políticas setoriais e intersetoriais: o caso da educação. In: CONGRESO INTERNACIONAL DEL CLADE SOBRE LA REFORMA DEL ESTADO Y DE LA ADMINISTRACIÓN PÚBLICA, 5., 2005, Santiago. Anais […]. Santiago, Chile, 2005.

ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração dos Direitos da Criança. Proclamada pela Resolução n. 1386, da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de novembro de 1959. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Criança/declaracao-dos-direitos-da-crianca.html. Acesso em: 27 fev. 2020.

RUDGE, M. A. L. A atuação dos conselhos na perspectiva do direito à educação. In: FALSARELLA, A. M.; FONSECA, V. N. (Coord.). Coleção Diálogos sobre a Gestão Municipal. O cotidiano do gestor: temas e práticas. São Paulo: Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec)/Fundação Itaú Social, 2009. Cad. 3. p. 87-98.

WESTIN, R. Crianças iam para a cadeia no Brasil até a década de 1920. Agência Senado/senadonotícias. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/07/07/criancas-iam-para-a-cadeia-no-brasil-ate-a-decada-de-1920. Acesso em: 27 fev. 2020.

Publicado

02/01/2021

Cómo citar

FALSARELLA, A. M. Los consejos para la defensa de los derechos de niños y adolescentes y el derecho a la educación. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 68–85, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.13414. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13414. Acesso em: 22 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a