Cyberbullying, direito educacional e responsabilidade civil: uma análise jurídica e deontológica da realidade brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13630

Palavras-chave:

Cyberbullying, Bullying, Direito, Responsabilidade civil, Escolas, Educação.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar o Cyberbullying e a responsabilidade civil das escolas no Brasil. Buscou-se analisar aspectos da vida digital dos estudantes, relações sociais aceleradas na “sociedade de desempenho”, a competitividade entre as escolas particulares, e como isso propicia um ambiente negativo que facilita o surgimento do Cyberbullying. Concluiu-se que, com o advento das primeiras três leis federais que tratam do bullying e cyberbullying no Brasil (2015-2018), a omissão dolosa das escolas em cumprir as normas descritas nessas leis acarreta prejuízos efetivos para toda a comunidade escolar, que fica desprotegida por não contar com um programa efetivo e permanente de prevenção e controle de atos de Cyberbullying. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e apontamentos doutrinários para a realização deste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elcio Nacur Rezende, Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC), Belo Horizonte – MG

Professor dos Programas de Pós-graduação em Direito das Faculdades Milton Campos e da Escola Superior Dom Hélder Câmara. Procurador da Fazenda Nacional. Pós-doutor em Direito.

Lélio Braga Calhau, Faculdade Milton Campos (FMC), Belo Horizonte – MG

Mestrando em Direito nas Relações Econômicas e Sociais. Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Professor de Criminologia da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais. Membro da American Society of Criminology.

Referências

AIKEN, Mary. The cyber effect: an expert in Cyberpsychology explains how technology is shaping our children, our behavior, and our values - and what we can do about it. New York: Spiegel & Grau, 2017.

BAUMAN, Sheri; METER, Diana. Cyberbullying in schools: a review of research in the united states in cyberbullying in schools, workplaces, and romantic relationships. In: GIUMETTI, Gary W; KOWALSKI, Robin M. (Orgs.) Cyberbullying in Schools, Workplaces, and Romantic Relationships. Edição do Kindle, New York: Routledge, 2019.

BAUMAN, Zygmunt. Sobre a educação e a juventude: conversas com Ricardo Mazzeo. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, 05 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 abr. 2019.

BRASIL. Lei Federal n. 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre o Código de Defesa do Consumidor. Diário Oficial da União, Brasília, 12 set. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm. Acesso em: 14 abr. 2019.

BRASIL. Lei Federal n.10.406, de 10 de janeiro de 2002. Dispõe sobre o Código Civil Brasileiro. Diário Oficial da União, Brasília, 11 jan. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm. Acesso em: 07 maio 2019.

BRASIL. Lei Federal n. 13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Diário Oficial da União, Brasília, 09 nov. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm. Acesso em: 13 abr. 2019.

BRASIL. Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Disponível em: https://pesquisajuris.tjdft.jus.br/IndexadorAcordaos-web/sistj. Acesso em: 21 maio 2019.

CABRAL, Stelamaris Rosa; LUCAS, Sônia. Violência nas escolas: desafio para a prática docente? Rio de Janeiro: Gramma, 2010.

CALHAU, Lélio Braga. Bullying: o que você precisa saber: identificação, prevenção e repressão. 5. ed. Belo Horizonte: D´Plácido, 2019.

COSTA, José Wilson. Cyberbullying In: VALLE, Luiza Elena L. Ribeiro do; MATTOS, Maria José Viana Marinho de (Orgs) Violência e educação: a sociedade criando alternativas. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Tradução de Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2018.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2017.

IPSOS. Cyberbullying: a global advisor survey. Disponível na internet em: https://www.ipsos.com/sites/default/files/ct/news/documents/2018-06/Cyberbullying_june2018.pdf. Acesso em: 08 abr. 2019.

MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

PENNEY, Jonathon. Internet surveillance, regulation, and chilling effects online: a comparative case study. In: Internet policy review (Forthcoming). Disponível em: https://ssrn.com/abstract=2959611. Acesso em: 10 abr. 2019.

ROCHA, Telma. Cyberbullying: ódio, violência virtual e profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.

ROUDINESCO, Elizabeth. A análise e o arquivo. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

SCHEFF, Sue. Shame nation: the global epidemic on online hate. Naperville: Source books, 2017.

SCHREIBER, Anderson. Cyberbullying: responsabilidade civil e efeitos na família. Disponível em: http://genjuridico.com.br/2018/10/11/Cyberbullying-responsabilidade-civil-e-efeitos-na-familia/. Acesso em: 28 jun. 2019.

PAULINO TOGNETTA, Luciene Regina et al. Bullying e cyberbullying: quando os valores morais nos faltam e a convivência se estremece. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 3, p. 1880-1900, jul. 2017. ISSN 1982-5587. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10036. Acesso em: 14 abr. 2020.

TOGNETTA, Luciene Regina Paulino; VINHA, Telma Pileggi; BOZZA, Thaís Leite. Esses adolescentes de hoje ... convivem como bullying nas escolas? In: TOGNETTA, Luciene Regina Paulino; VINCENTIN, Vanessa Fagionatto (Orgs) Esses adolescentes de hoje ...: o desafio de educar moralmente para que a convivência na escola seja um valor. Americana: Adonis, 2014.

FRICK, Loriane Trombini et al. Estratégias antibullying para o ambiente escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, n. 3, p. 1152-1181, out. 2019. ISSN 1982-5587. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12380. Acesso em: 14 abr. 2020.

TRIVINHO, Eugênio. Explosão ciberdromocrática e (trans)política das práticas glocais na civilização tecnológica atual. In: Eugênio Trivinho (Org.) A Explosão do Cibermundo: velocidade, comunicação e (trans)política na civilização tecnológica atual. São Paulo: Annablume, 2017.

WENDT, Guilherme Welter; WEBER, João Luis Almeida. Discutindo agressão e vitimização eletrônica. In: LISBOA, Carolina S. de Macedo; WENDT, Guilherme Welter; PUREZA, Juliana da Rosa (Orgs.) Mitos & Fatos sobre o Bullying: orientações para pais e profissionais. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2014.

Publicado

09/04/2020

Como Citar

REZENDE, E. N.; CALHAU, L. B. Cyberbullying, direito educacional e responsabilidade civil: uma análise jurídica e deontológica da realidade brasileira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 494–517, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13630. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13630. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos