Bullying e cyberbullying: quando os valores morais nos faltam e a convivência se estremece

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.10036

Palavras-chave:

Bullying, Cyberbullying, Valores, Convivência. Formação

Resumo

Este estudo teórico objetiva evidenciar a ausência de conteúdos morais em situações de bullying e cyberbullying, destacando, em contrapartida, a necessidade de compreender esse fenômeno da violência como um problema moral. Em meio a um contexto de relações interpessoais violentas vivenciado nas instituições de ensino, seja de forma presencial ou virtual, urge destacar as evidências das investigações atuais sobre esse tema que apontam para a superação do problema por meio de processos que priorizem a composição de um ambiente que favoreça a formação moral e a convivência ética. Uma vez que a escola desempenha um papel significativo na construção da moralidade do sujeito, é necessário que haja, em cada instituição de ensino, a sedimentação de um projeto de convivência ética, de modo a explicitar o pacto de todos os seus personagens com a prevenção à violência. A literatura atual aponta a necessidade de tais programas e projetos de convivência ética que sejam intencionais, sistematizados e contínuos, proporcionando espaços de protagonismo para os alunos a fim de que exercitem e vivenciem valores morais para que estes tomem lugar central em sua personalidade, justamente por destacar o quanto tais valores estão ausentes naqueles que agridem, bem como muitas vezes naqueles que recebem ou testemunham a agressão.

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Biografia do Autor

Luciene Regina Paulino Tognetta, Professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP - Campus Araraquara

Pedagoga, mestre em Educação pela UNICAMP, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP (doutorado-sanduíche pela Universidade de Genebra/Suíça), pós-doutorado pela Universidade do Minho de Portugal. Professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP – Campus de Araraquara. Líder do GEPEM – UNESP/UNICAMP.

Darlene Ferraz Knoener, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Letras - Câmpus Araraquara

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, mestranda em Educação Escolar (Fclar/Unesp/Araraquara), membro do GEPEM – UNESP/UNICAMP.

Sanderli Aparecida Bicudo Bomfim, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Letras - Câmpus Araraquara

Pedagoga, especialista em Relações Interpessoais na Escola e Construção da Autonomia Moral, mestranda em Educação Escolar (FCLAr/UNESP), membro do GEPEM – UNESP/UNICAMP. 

Sandra Trambaiolli De Nadai, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Letras - Câmpus Araraquara

Psicóloga, especialista em Relações Interpessoais na Escola e Construção da Autonomia Moral, mestranda em Educação Escolar (FCLAr/UNESP), membro do GEPEM – UNESP/UNICAMP.

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Publicado

05/07/2017

Como Citar

PAULINO TOGNETTA, L. R.; FERRAZ KNOENER, D.; BICUDO BOMFIM, S. A.; TRAMBAIOLLI DE NADAI, S. Bullying e cyberbullying: quando os valores morais nos faltam e a convivência se estremece. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1880–1900, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.3.2017.10036. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10036. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Especial: Artigos

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