O Programa Idiomas sem Fronteiras como Política Pública Educacional
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13650Palavras-chave:
Proficiência em idiomas, Idiomas sem fronteiras, Política públicaResumo
O desenvolvimento do programa Ciência sem Fronteiras, que permitiu a universitários brasileiros estudarem temporariamente no exterior, teve alguns entraves. Um deles foi a falta de proficiência em idiomas estrangeiros entre os candidatos. Como solução para supri-la, foi criado o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Este estudo objetivou construir uma compreensão teórico-conceitual do IsF como política pública. Trata-se de pesquisa qualitativa bibliográfico-documental cujas fontes foram documentos relativos ao IsF, informações de bases de dados do governo e outras. O referencial teórico-conceitual incluiu Secchi (2015), Rodrigues (2015), Goodin, Rein e Moran (2006), Majone (1989) e outros. Os resultados situam o IsF como política pública (como solução de problema público) cuja criação se desdobrou em um ciclo (elaboração, implementação, avaliação e conclusão). Como tal, o IsF passou por reformulação para ser continuado. A continuidade é seu ponto crítico em razão dos investimentos necessários em qualidade da educação básica, desenvolvimento das ciências e tecnologia.
Downloads
Referências
ABREU-E-LIMA, D. P. M. Entrevista concedida a Eduardo José Pacheco em recepção de hotel. Uberaba, MG, 15 de dezembro de 2017. 2 arquivos de mp3 (23 min. e 102 min.).
BALL, S.; BOWE, R. Subject departments and the “implementation” of National Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies, Londres, v. 24, n. 2, p. 97-115, 1992.
BRITO, A. C. S. Inglês sem Fronteiras: contribuições para a internacionalização da educação superior brasileira. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA GRANDE DOURADOS, 1., 2015, Dourados. Anais [...]. Dourados, MS: UFGD, 2015.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
DONAHUE, J. D.; ZECKHAUSER, R. J. Public-private collaboration. In: MORAN, M.; REIN, M.; GOODIN, R. E. (Org.). The Oxford handbook of public policy. Oxford: Oxford University Press, 2006.
DORIGON. T. O programa Idiomas sem Fronteiras analisado a partir do ciclo de políticas. BELT, Porto Alegre, v. 6, dez. 2015.
DYE, T. D. Understanding public policy. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1984.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975–1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24. ed. São Paulo: Loyola, 2014.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 6. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
GALSTON, W. A. Political feasibility: interests and power. In: MORAN, M.; REIN, M.; GOODIN, R. E. (Org.). The Oxford handbook of public policy. Oxford: Oxford University Press, 2006.
GOODIN, R. E.; REIN, M.; MORAN, M. The public and its policies. In: MORAN, M.; REIN, M.; GOODIN, R. E. (Org.). The Oxford handbook of public policy. Oxford: Oxford University Press, 2006.
HEIDEMANN, F. G. Do sonho do progresso às políticas de desenvolvimento. In: HEIDEMANN, F. G.; SALM, J. F. (Org.). Políticas públicas e desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análise. Brasília: Ed. UnB, 2009.
LYNN, L. E. Designing public policy: a casebook on the role of policy analysis. Santa Monica: Goodyear, 1980.
MAJONE, G. Evidence, argument, and persuasion in the policy process. New Haven: Yale University Press, 1989.
MEAD, L. M. Public policy: vision, potential, limits. Policy Currents, n. 1, v. 4, Feb. 1995.
PETERS, B. G. American public policy. Chatham: Chatham House, 1986.
RODRIGUES, M. M. A. Políticas públicas. São Paulo: Publifolha, 2015.
SARMENTO, S.; KIRSCH, W. Inglês sem Fronteiras: uma mirada ao contexto de prática pelo prisma da formação de professores. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 68, n. 1, p. 47-59, jan./abr. 2015.
SCORTEGAGNA. B. A implementação do programa inglês sem fronteiras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2013. 37 f. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
SECCHI, L. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
SECCHI, L. Análise de políticas públicas: diagnóstico de problemas, recomendação de soluções. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão de literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p. 20-45, jul./dez. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.