O Programa Idiomas sem Fronteiras como Política Pública Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13650

Palavras-chave:

Proficiência em idiomas, Idiomas sem fronteiras, Política pública

Resumo

O desenvolvimento do programa Ciência sem Fronteiras, que permitiu a universitários brasileiros estudarem temporariamente no exterior, teve alguns entraves. Um deles foi a falta de proficiência em idiomas estrangeiros entre os candidatos. Como solução para supri-la, foi criado o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Este estudo objetivou construir uma compreensão teórico-conceitual do IsF como política pública. Trata-se de pesquisa qualitativa bibliográfico-documental cujas fontes foram documentos relativos ao IsF, informações de bases de dados do governo e outras. O referencial teórico-conceitual incluiu Secchi (2015), Rodrigues (2015), Goodin, Rein e Moran (2006), Majone (1989) e outros. Os resultados situam o IsF como política pública (como solução de problema público) cuja criação se desdobrou em um ciclo (elaboração, implementação, avaliação e conclusão). Como tal, o IsF passou por reformulação para ser continuado. A continuidade é seu ponto crítico em razão dos investimentos necessários em qualidade da educação básica, desenvolvimento das ciências e tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo José Pacheco, Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Rio Verde – GO

Pedagogo. Mestre em Educação (UNIUBE).

Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba – MG

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação (UNICAMP).

Referências

ABREU-E-LIMA, D. P. M. Entrevista concedida a Eduardo José Pacheco em recepção de hotel. Uberaba, MG, 15 de dezembro de 2017. 2 arquivos de mp3 (23 min. e 102 min.).

BALL, S.; BOWE, R. Subject departments and the “implementation” of National Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies, Londres, v. 24, n. 2, p. 97-115, 1992.

BRITO, A. C. S. Inglês sem Fronteiras: contribuições para a internacionalização da educação superior brasileira. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA GRANDE DOURADOS, 1., 2015, Dourados. Anais [...]. Dourados, MS: UFGD, 2015.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

DONAHUE, J. D.; ZECKHAUSER, R. J. Public-private collaboration. In: MORAN, M.; REIN, M.; GOODIN, R. E. (Org.). The Oxford handbook of public policy. Oxford: Oxford University Press, 2006.

DORIGON. T. O programa Idiomas sem Fronteiras analisado a partir do ciclo de políticas. BELT, Porto Alegre, v. 6, dez. 2015.

DYE, T. D. Understanding public policy. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1984.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975–1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24. ed. São Paulo: Loyola, 2014.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 6. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

GALSTON, W. A. Political feasibility: interests and power. In: MORAN, M.; REIN, M.; GOODIN, R. E. (Org.). The Oxford handbook of public policy. Oxford: Oxford University Press, 2006.

GOODIN, R. E.; REIN, M.; MORAN, M. The public and its policies. In: MORAN, M.; REIN, M.; GOODIN, R. E. (Org.). The Oxford handbook of public policy. Oxford: Oxford University Press, 2006.

HEIDEMANN, F. G. Do sonho do progresso às políticas de desenvolvimento. In: HEIDEMANN, F. G.; SALM, J. F. (Org.). Políticas públicas e desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análise. Brasília: Ed. UnB, 2009.

LYNN, L. E. Designing public policy: a casebook on the role of policy analysis. Santa Monica: Goodyear, 1980.

MAJONE, G. Evidence, argument, and persuasion in the policy process. New Haven: Yale University Press, 1989.

MEAD, L. M. Public policy: vision, potential, limits. Policy Currents, n. 1, v. 4, Feb. 1995.

PETERS, B. G. American public policy. Chatham: Chatham House, 1986.

RODRIGUES, M. M. A. Políticas públicas. São Paulo: Publifolha, 2015.

SARMENTO, S.; KIRSCH, W. Inglês sem Fronteiras: uma mirada ao contexto de prática pelo prisma da formação de professores. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 68, n. 1, p. 47-59, jan./abr. 2015.

SCORTEGAGNA. B. A implementação do programa inglês sem fronteiras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2013. 37 f. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

SECCHI, L. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

SECCHI, L. Análise de políticas públicas: diagnóstico de problemas, recomendação de soluções. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão de literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p. 20-45, jul./dez. 2006.

Publicado

02/01/2021

Como Citar

PACHECO, E. J.; CARVALHO, L. B. de O. B. de. O Programa Idiomas sem Fronteiras como Política Pública Educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 103–122, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.13650. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13650. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos