Mobilidade estudantil na América Latina: revelações da validação de títulos estrangeiros no Brasil

Jullie Cristhie da Conceição, Milene Dias Amorim, Giselle Cristina Martins Real

Resumo


Objetiva-se mapear possíveis efeitos da Plataforma Carolina Bori, no contexto dos processos de validação de cursos, de forma a compreender o movimento que essa política delineia, revelando a demanda, os destinos e os atores que permeiam tais processos. Para tanto, adotou-se análise dos dados públicos e restritos da Plataforma Carolina Bori. Foi possível observar que a Plataforma Carolina Bori, enquanto uma medida pública, ainda não foi capaz de produzir efeitos no movimento de mobilização estudantil no Brasil. Esse movimento continua caracterizado pela saída de brasileiros para cursos de graduação e de pós-graduação, em sua grande maioria, em países de língua latina, como Paraguai, Bolívia, Portugal, Espanha, o que não atende a perspectiva da política de internacionalização brasileira.

Palavras-chave


Revalidação de diplomas; Reconhecimento de títulos; Política Educacional; Educação Superior; Avaliação de Política.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13780



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

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