Mobilidade estudantil na América Latina: revelações da validação de títulos estrangeiros no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13780

Palavras-chave:

Revalidação de diplomas, Reconhecimento de títulos, Política Educacional, Educação Superior, Avaliação de Política.

Resumo

Objetiva-se mapear possíveis efeitos da Plataforma Carolina Bori, no contexto dos processos de validação de cursos, de forma a compreender o movimento que essa política delineia, revelando a demanda, os destinos e os atores que permeiam tais processos. Para tanto, adotou-se análise dos dados públicos e restritos da Plataforma Carolina Bori. Foi possível observar que a Plataforma Carolina Bori, enquanto uma medida pública, ainda não foi capaz de produzir efeitos no movimento de mobilização estudantil no Brasil. Esse movimento continua caracterizado pela saída de brasileiros para cursos de graduação e de pós-graduação, em sua grande maioria, em países de língua latina, como Paraguai, Bolívia, Portugal, Espanha, o que não atende a perspectiva da política de internacionalização brasileira.

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Biografia do Autor

Jullie Cristhie da Conceição, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação.

Milene Dias Amorim, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação.

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Professora associada III, do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado).

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Publicado

06/07/2020

Como Citar

CONCEIÇÃO, J. C. da; AMORIM, M. D.; REAL, G. C. M. Mobilidade estudantil na América Latina: revelações da validação de títulos estrangeiros no Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 747–761, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp1.13780. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13780. Acesso em: 25 dez. 2024.