Mobilidade estudantil na América Latina: revelações da validação de títulos estrangeiros no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13780

Palavras-chave:

Revalidação de diplomas, Reconhecimento de títulos, Política Educacional, Educação Superior, Avaliação de Política.

Resumo

Objetiva-se mapear possíveis efeitos da Plataforma Carolina Bori, no contexto dos processos de validação de cursos, de forma a compreender o movimento que essa política delineia, revelando a demanda, os destinos e os atores que permeiam tais processos. Para tanto, adotou-se análise dos dados públicos e restritos da Plataforma Carolina Bori. Foi possível observar que a Plataforma Carolina Bori, enquanto uma medida pública, ainda não foi capaz de produzir efeitos no movimento de mobilização estudantil no Brasil. Esse movimento continua caracterizado pela saída de brasileiros para cursos de graduação e de pós-graduação, em sua grande maioria, em países de língua latina, como Paraguai, Bolívia, Portugal, Espanha, o que não atende a perspectiva da política de internacionalização brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jullie Cristhie da Conceição, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação.

Milene Dias Amorim, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação.

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Professora associada III, do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado).

Referências

ALVARES, A. de L. T. REAL, G. C. M. Educação superior: o processo de mobilidade nas faixas de fronteira. I Encuentro internacional de educación. 29, 30 y 31 de octubre de 2014. Facultad de ciencias humanas – uncpba: Argentina, 2014.

BRASIL. Lei n° 9.304, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Palácio do Planalto, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm >. Acesso em: 07 mar. 2010.

BRASIL. Lei nº 13.959, de 18 de dezembro de 2019.

Institui o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). Brasília: Palácio do Planalto, 2019. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13959.htm>. Acesso em: 10 abr. 2020.

CAPES. Nota à imprensa – Reconhecimento de títulos de pós-graduação obtidos no exterior. Brasília: Capes, 2005. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/36-noticias/1164-nota-a-imprensa-reconhecimento-de-titulos-de-pos-graduacao-obtidos-no-exterior>. Acesso em: 05 abr. 2020.

COIMBRA, R. FARIA, T.S. Reflexões sobre a revalidação dos diplomas acadêmicos do MERCOSUL no Brasil. RJLB, Ano 2 (2016), nº 4. ISSN 1499-1521.

CONCEIÇÃO, J. C. da. A expansão da educação superior e os efeitos no processo de revalidação de títulos de graduação em Mato Grosso do Sul. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2013. Disponível em: < http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/MESTRADO-DOUTORADO-EDUCACAO/JULLIE%20CRISTHIE%20DA%20CONCEI%C3%87%C3%83O.pdf >. Acesso em: 15 abr. 2020.

CUNHA, A.K.; SANTOS CRUZ, J.A.; BIZELLI, J.L. A gestão do conhecimento e as expertises desenvolvidas no ensino superior. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 677 – 690, out./2017. e-ISSN: 1519-9029. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10442/6803 >. Acesso em: 13 mar. 2020.

DELGADO, D.M.; PESSOA, M.B.D. A educação superior no contexto da inovação como fator estratégico no setor produtivo: um estudo empírico aplicado a cenários regionais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 8, 2010. e-ISSN: 1519-9029. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9262 >. Acesso em: 26 mar. 2020.

DIAS SOBRINHO, J. Educação superior, globalização e democratização: qual universidade?. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, Jan /Fev /Mar /Abr 2005.

GISI, M.L.; PEGORINI, D.G. As políticas de acesso e permanência na educação superior: a busca da igualdade de resultados. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 20, n. 1, jan.-abr. 2016. e-ISSN: 1519-9029. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9390>. Acesso em: 21 mar. 2020.

GUIMARÃES, J. A. Nota da Capes sobre reconhecimento de títulos de pós-graduação obtidos em instituições do exterior. Brasília: Capes, 2011. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/informacoes-classificadas/72-salaimprensa/destaques/4763-nota-da-capes-sobre-reconhecimento-de-titulos-de-pos-graduacao-obtidos-em-instituicoes-do-exterior>. Acesso em: 19 abr. 2020.

MARRAN, A. L; REAL, G.C.M.; ZENI, K. A política de revalidação de títulos estrangeiros: interfaces entre executivo, legislativo e judiciário. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n.3, p. 1 – 14, jul./set. 2019. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11573/8143>. Acesso em: 23 mar. 2020.

MEC. Portal Carolina Bori: Revalidação/Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros. Disponível em: < http://carolinabori.mec.gov.br/>. Acesso em: 08 mar. 2020a.

MEC. Portal Carolina Bori: Instituições que aderiram a Plataforma Carolina Bori. Disponível em: <http://plataformacarolinabori.mec.gov.br/consulta-publica/adesao/consulta>. Acesso em: 15 mar. 2020b.

MEC. Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016. Dispõe sobre normas referentes à revalidação de diplomas de cursos de graduação e ao reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. Brasília: Diário Oficial da União, Brasília, 23 de junho de 2016, Seção 1, pp. 9-10.

MEC. Informações dos processos em tramitação na Plataforma Carolina Bori. Destinatário: Milene Dias Amorim. [S.L.]. 18 nov. 2019. 1. Mensagem eletrônica.

MOROSINI, M. C. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior – Conceitos e práticas. Educar, Curitiba, n. 28, p. 107-124, 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/er/n28/a08n28.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2020.

REAL, G. C. M.; COSTA, F. G. da. Reconhecer ou não reconhecer títulos estrangeiros? A questão posta aos tribunais brasileiros. Revista @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 12, n. 3, p. 283 – 298, set./dez. 2019. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/775/707 >. Acesso em: 17 abr. 2010.

ROBERTSON, S. L. O processo de Bolonha da Europa torna-se global: modelo, mercado, mobilidade, força intelectual ou estratégia para construção do Estado? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14 n. 42, p. 407-600, set./dez. 2009.

SANTOS, D. P. dos; REAL, G. C. M. Revalidação de diplomas estrangeiros no Brasil: destaques da literatura científica. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 6, n. 2, p. 149 – 160, maio – ago.2020. Disponível em: < http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/842/1046 >. Acesso: 4 maio 2020.

VARGHESE, N.V. Globalization of higher education and cross-border student mobility. International Institute for Education Planning, Paris, 2008.

Publicado

06/07/2020

Como Citar

CONCEIÇÃO, J. C. da; AMORIM, M. D.; REAL, G. C. M. Mobilidade estudantil na América Latina: revelações da validação de títulos estrangeiros no Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 747–761, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp1.13780. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13780. Acesso em: 23 nov. 2024.