Em direção a uma construção participativa da política educacional: a proposta alternativa do projeto de êxito escolar em Valparaíso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13790

Palavras-chave:

Política. Educação, Justiça, Participação, Avaliação.

Resumo

O artigo propõe uma visão crítica acerca das atuais formas predominantes de construção da política educacional, a partir dos resultados de uma investigação que considera o caso do sistema de avaliação nacional do currículo no Chile (SIMCE). Em particular, nos focamos naqueles resultados que dão conta de uma conceitualização vertical da política educacional. Propomos que uma concepção como esta levanta problemáticas de justiça social, especificamente no âmbito da paridade de participação. Como proposta alternativa, se apresenta o caso de outro projeto, que consiste na construção participativa das bases para um sistema de avaliação em grande escala de orientação formativa, desenvolvido na comuna de Valparaíso, Chile. A partir desta experiência, se propõe a necessidade de avançar em direção a processos de construção da política educacional mais democráticos e, por isso, mais justos.

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Biografia do Autor

María Teresa Flórez Petour, Universidad de Chile, Campus Juan Gómez Millas, Santiago

Profesora Asistente, Departamento de Estudios Pedagógicos (DEP).

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Publicado

06/07/2020

Como Citar

FLÓREZ PETOUR, M. T.; OLAVE ASTORGA, J. M. Em direção a uma construção participativa da política educacional: a proposta alternativa do projeto de êxito escolar em Valparaíso. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 867–890, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp1.13790. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13790. Acesso em: 26 dez. 2024.