Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec): análise da proposta curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13935

Palavras-chave:

Política curricular, EMITec, Recontextualização, Currículo

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a política curricular para o Ensino Médio no Estado da Bahia. O foco do texto são os indícios do processo de recontextualização discursiva, presentes na política curricular da proposta do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). Apresentamos um panorama geral do programa, destacando a organização curricular e evidenciamos algumas discussões sobre as influências presentes na produção do discurso do EMITec. Para isso, transitamos por alguns conceitos fundamentais da teoria do dispositivo pedagógico de Basil Bernstein (1996; 1998), especialmente sua produção sobre a recontextualização pedagógica dos discursos. Com base nos apontamentos realizados, podemos inferir que os princípios recontextualizadores imprimidos ao EMITec produzem novos e diferentes discursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eudite Fernandes Carneiro, Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC), Caetité – BA

Professora de Biologia. Mestrado em Ensino (UESB).

Benedito Gonçalves Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Prof. Titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn).

Referências

ALFERES, M. A.; MAINARDES, J. A recontextualização do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa - PNAIC: uma análise dos contextos macro, meso e micro. Currículo Sem Fronteiras, v. 18, n. 2, p. 1-28, maio/ago. 2018.

BAHIA (Estado). Projeto Político Pedagógico do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica do Estado da Bahia – EMITec. Salvador: Secretaria de Educação, 2018.

BAHIA (Estado). Secretária da Educação do Estado da Bahia. Portaria nº 424/2011. Implanta em Unidades Escolares da Rede Pública Estadual de Ensino o Programa de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica. Diário Oficial, Salvador, 22 e 23 jan. 2011.

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Luís Fernando Gonçalves Pereira. Petrópolis: Vozes, 1996.

BALL, S. J. Vozes/Redes Políticas e um currículo neoliberal global. In: PEREIRA, M. Z. C. et al. Diferenças nas Políticas de Currículo. João Pessoa: UFPB, 2010.

BALL, S. J. Educação Global SA: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Trad. Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014.

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Trad. Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BERNSTEIN, B. Pedagogía, control simbólico e identidad. Madrid: Morata, 1998.

BERNSTEIN, B. Das pedagogias aos conhecimentos. Revista Educação, Sociedade e Culturas, v. 1, n. 15, p. 9-17, 2001.

BERNSTEIN, B. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 120, p. 75-110, nov. 2003.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html#:~:text=Estabelece%20as%20diretrizes%20e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional.&text=%C2%A7%201%C2%BA%20Esta%20Lei%20disciplina,trabalho%20e%20a%20pr%C3%A1tica%20social. Acesso em: 10 out. 2019.

CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A "era das diretrizes": a disputa pelo projeto de

educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 49, p. 11-37, abr. 2012.

FILHO, O. B.; SANTOS, L. M. dos. Ensino médio com intermediação tecnológica (EMITec): inclusão e escolarização na zona rural e regiões remotas. In: SANTOS, L. M. (Org.). Educação Básica com Intermediação Tecnológica: tendências e práticas. Salvador: Fast Design, 2015. v.3. p. 19-33.

KRAWCZYK, N; SILVA, C. J. Desigualdades educacionais no ensino médio brasileiro: uma análise do perfil socioeconómico de jovens que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio. Sensos-e: revista multimédia de investigação em educação, v. 4, p. 12-23, 2017.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de Políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.

MAINARDES, J.; STREMEL. S. A teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Teias, Rio de Janeiro, v. 11. n. 22. p. 31-54, 2010.

NEVES, I. P. et al. Os discursos instrucional e regulador em programas de ciências: estudo comparativo de duas reformas. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 13, n. 1, p. 209-245, 2000.

OLIVEIRA, C. S. et al. O CEMIT e sua efetividade no acompanhamento pedagógico. In: SANTOS, L. M. (Org.). Educação Básica com Intermediação Tecnológica: tendências e práticas. Salvador: Fast Design, 2015. v. 3. p. 35-48.

PICCININI, C. L.; TONÁCIO, G. M. Valorização dos Professores no Plano Nacional de Educação (2014-2024): muito a ser feito pela valorização dos(as) profissionais de educação. In: EVANGELISTA, O.; SEKI, A. K. (Org.). Formação de professores no Brasil: leituras a contrapelo. Araraquara: Junqueira & Marin, 2017. cap. 2, p. 59-84.

RIBEIRO, L. L. Formação inicial do professor para a EJA. In: EVANGELISTA, O.; SEKI, A. K. (Org.). Formação de professores no Brasil: leituras a contrapelo. Araraquara: Junqueira & Marin, 2017. cap. 6, p. 169-196.

SANTOS, L. M. (Org.). Educação Básica com Intermediação Tecnológica: tendências e práticas. Salvador: Fast Design, 2015. v. 3.

SANTOS, L. M. dos et al. Sistema de Avaliação do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec): possibilidades efetivas na construção do conhecimento. In: CONGRESSO ABED, 10., 2012. Anais […]. 2012. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2012/anais/207c.pdf. Acesso em: 3 maio 2019.

SHIROMA. E. O et al. A tragédia docente e suas faces. In: EVANGELISTA, O.; SEKI, A. K. (Org.). Formação de professores no Brasil: leituras a contrapelo. Araraquara, São Paulo: Junqueira&Marin, 2017. cap. 1, p. 17-58.

VEIGA, I. P. A. Perspectivas para reflexão em torno do Projeto Político Pedagógico. In: VEIGA, I. P. A. (Org.) Escola: espaço do projeto político pedagógico. 10. ed. Campinas: Papirus, 2006.

Publicado

02/01/2021

Como Citar

CARNEIRO, E. F.; EUGENIO, B. G. Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec): análise da proposta curricular. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 205–222, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.13935. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13935. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos