Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec): análise da proposta curricular

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DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13935

Palavras-chave:

Política curricular, EMITec, Recontextualização, Currículo

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a política curricular para o Ensino Médio no Estado da Bahia. O foco do texto são os indícios do processo de recontextualização discursiva, presentes na política curricular da proposta do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). Apresentamos um panorama geral do programa, destacando a organização curricular e evidenciamos algumas discussões sobre as influências presentes na produção do discurso do EMITec. Para isso, transitamos por alguns conceitos fundamentais da teoria do dispositivo pedagógico de Basil Bernstein (1996; 1998), especialmente sua produção sobre a recontextualização pedagógica dos discursos. Com base nos apontamentos realizados, podemos inferir que os princípios recontextualizadores imprimidos ao EMITec produzem novos e diferentes discursos.

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Biografia do Autor

Eudite Fernandes Carneiro, Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC), Caetité – BA

Professora de Biologia. Mestrado em Ensino (UESB).

Benedito Gonçalves Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Prof. Titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn).

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

CARNEIRO, E. F.; EUGENIO, B. G. Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec): análise da proposta curricular. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 205–222, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.13935. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13935. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos