Tecnologias Assistivas e Necessidades Educacionais Específicas: da oferta de recursos de software ao público-alvo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13967

Palavras-chave:

Tecnologias assistivas, Necessidades educacionais específicas, Educação inclusiva, Recursos de software

Resumo

Este estudo investiga quais são os principais tipos de Tecnologias Assistivas (TAs) e Necessidades Educacionais Específicas (NEEs) no contexto educacional. A literatura adotada apoia-se na área da Educação Inclusiva e legislações oficiais. Nesta pesquisa qualitativa e documental foram analisadas 42 fichas cadastrais de alunos para a identificação das NEEs, seguida do levantamento das TAs por meio de visita guiada. O estudo aborda as TAs como recursos de Auxílio e principalmente as do tipo software. O resultado da análise de dados apontou para 16 NEEs. Quanto às TAs, identificou-se 41 tipos, sendo 16 TAs Auxílio e 25 TAs software. Para, além disso, constatou-se que há uma maior oferta de TAs destinada aos alunos com deficiência visual e não para alunos com TDAH, NEE que predomina na Instituição.

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Biografia do Autor

Tatiele Bolson Moro, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Ygor Corrêa, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS

Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Carla Beatris Valentini, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS

Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Informática na Educação (UFRGS).

Valdinei Marcolla, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Videira – SC

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Curso de Pedagogia. Doutorado em Educação (UFPEL).

Eduardo Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor Adjunto no Departamento de Design e Expressão Gráfica e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Design. Doutorado em Design (UFRGS).

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Publicado

01/09/2020

Como Citar

MORO, T. B.; CORRÊA, Y.; VALENTINI, C. B.; MARCOLLA, V.; CARDOSO, E. Tecnologias Assistivas e Necessidades Educacionais Específicas: da oferta de recursos de software ao público-alvo. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1242–1256, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.13967. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13967. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos