Tecnologías Asistivas y Necesidades Educativas Específicas: desde ofrecer recursos de software al público objetivo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13967

Palabras clave:

Tecnologías asistivas, Necesidades educativas específicas, Educación inclusiva, Recursos de software

Resumen

Este estudio investiga los principales tipos de Tecnologías Asistivas (TA) y necesidades educativas específicas (NEE) en el contexto educativo. La literatura adoptada se apoya en la área de Educación Inclusiva y la legislación oficial. En esta investigación cualitativa y documental, se analiza 42 registros de estudiantes para identificación de NEE, seguida de la encuesta de TA a través de una visita guiada. El estudio aborda las TA como recursos de ayuda y principalmente los del tipo de software. El resultado del análisis de datos apuntó a 16 NEEs. Quanto a las TA, se identificaron 41 tipos, 16 TA de ayuda y 25 TA de software. Además, se encontró que hay una mayor oferta de asistencia técnica para estudiantes con discapacidad visual y no para estudiantes con TDAH, NEE que predomina en la Institución.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tatiele Bolson Moro, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Ygor Corrêa, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS

Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Carla Beatris Valentini, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS

Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Informática na Educação (UFRGS).

Valdinei Marcolla, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Videira – SC

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Curso de Pedagogia. Doutorado em Educação (UFPEL).

Eduardo Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor Adjunto no Departamento de Design e Expressão Gráfica e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Design. Doutorado em Design (UFRGS).

Citas

BERSCH, R. Introdução a tecnologia assistiva. Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://rb.gy/1bwt1h. Acesso em: 15 fev. 2020.

BEYER, H. O. Da Integração Escolar a Educação Inclusiva: implicações pedagógicas. In: BAPTISTA, C. R. Inclusão e Escolarização: múltiplas perspectivas. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2015. cap. 5. p. 73-81.

BISOL, C. A.; PEGORINI, N. N.; VALENTINI, C. B. Pensar a deficiência a partir dos modelos médico, social e pós-social. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 1, p. 87-100, jan. 2017. Disponível em: https://rb.gy/ythu45. Acesso em: 4 mar. 2020.

BRASIL. Palácio do Planalto. Decreto n. 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 3 dez. 2004. Disponível em: https://rb.gy/x8pwvk. Acesso em: 6 jul. 2019.

BRASIL. Decreto n. 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado, regulamenta o parágrafo único do Art. 60 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2007. Brasília, DF, 18 set. 2008a. Disponível em: https://rb.gy/yy0zjf. Acesso em: 19 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC; SEEP, 2008b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 15 maio 2020.

BRASIL. Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre s Educação Especial, o Atendimento Educacional Especializado e dá outras Providências. Brasília, DF, 18 dez. 2011. Disponível em: https://rb.gy/3qnldq. Acesso em: 19 mar. 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024: Linha de Base. Brasília, DF: INEP, 2015a. Disponível em: https://rb.gy/ob1qn8. Acesso em: 3 dez. 2019.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Com Deficiência (estatuto da Pessoa Com Deficiência). Brasília, DF, 7 jul. 2015b. Disponível em: https://rb.gy/vglkkj. Acesso em: 4 mar. 2020.

BRASIL. Lei n. 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Reserva de Vagas Para Pessoas Com Deficiência nos Cursos Técnico de Nível Médio e Superior das Instituições Federais de Ensino. Brasília, DF, 29 dez. 2016. Disponível em: https://rb.gy/ekpok6. Acesso em: 2 jul. 2019.

CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos "is". 11. ed. Porto Alegre: Mediação, 2016. 174 p.

CAT. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. Brasília: CORDE, 2009.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316.

DINIZ, D.; BARBOSA, L.; SANTOS, W. R. Deficiência, direitos humanos e justiça. Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 6, n. 11, p. 64-77, dez. 2009. Disponível em: https://rb.gy/cmshoz. Acesso em: 5 maio 2020.

GARCIA, M. F. et al. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 14, n. 1, p. 79-87, fev. 2012. Disponível em: https://rb.gy/hblmko. Acesso em: 21 abr. 2020.

MAIA, C. C. V. As diferenças entre softwares livres e gratuitos. Anais do Congresso Nacional Universidade, Ead e Software Livre, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 1-3, jun. 2011. Disponível em: https://rb.gy/ywxr1n. Acesso em: 21 abr. 2020.

ORLANDO FILHO R. et al. O uso do software comunique como recurso tecnológico no processo de ensino e aprendizagem de aluno(s) com paralisia cerebral. Renote: Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 1-9, dez. 2006. Disponível em: https://rb.gy/cszyrn. Acesso em: 15 abr. 2020.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. 624 p.

SONZA, A. P. et al. (org.). Acessibilidade e tecnologia assistiva: pensando a inclusão sociodigital de PNEs. Bento Gonçalves: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

SONZA, A. P.; SALTON, B. P.; STRAPAZZON, J. A. (org.). O uso pedagógico dos recursos de tecnologia assistiva. Porto Alegre: Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas, 2015. cap. 4. p. 108-164.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 168 p.

Publicado

01/09/2020

Cómo citar

MORO, T. B.; CORRÊA, Y.; VALENTINI, C. B.; MARCOLLA, V.; CARDOSO, E. Tecnologías Asistivas y Necesidades Educativas Específicas: desde ofrecer recursos de software al público objetivo. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1242–1256, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.13967. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13967. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos