Assédio moral e gênero na universidade pública: ressonâncias do produtivismo no trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp3.14291

Palavras-chave:

Assédio moral, Gênero, Universidade pública.

Resumo

Este estudo rastreou indícios de assédio moral em uma universidade federal brasileira, buscando identificar situações ofensivas sofridas por homens e mulheres. Foi aplicado o Questionário de Atos Negativos-Revisado e um formulário sociodemográfico e ocupacional em 35 professoras e 41 professores. A análise dos eventos e frequências assinaladas permitiu verificar que entre os 76 participantes 38,2% sofreram assédio moral (15,7% mulheres e 22,5% homens) e 15,8% foram alvo de agressões pontuais/violência psicológica (11,9% mulheres e 3,9% homens). Não foi encontrada preponderância de gênero entre os agressores, indicando uma cultura organizacional marcada pela ideologia da virilidade. Colegas na mesma condição hierárquica foram os principais perpetradores. A discrepância entre a percepção subjetiva de ter sido alvo de assédio (60% mulheres e 47,8% homens) e a análise dos atos negativos demonstra a necessidade de acolhimento e de políticas organizacionais de enfrentamento da violência no trabalho.

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Biografia do Autor

Vanessa Catherina Neumann Figueiredo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – MS

Professora Associada nos Programas de Pós-Graduação em Educação, e de Estudos Fronteiriços e no curso de Psicologia. Doutorado em Saúde Coletiva (UNICAMP).

Quezia Eloise França da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – MS

Acadêmica do Curso de psicologia.

Franciele Ariene Lopes Santana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – MS

Psicóloga do Serviço de Psicologia e Acessibilidade Pedagógica – SEPAP/CPAN. Mestrado em Educação (UFMS).

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Publicado

28/12/2020

Como Citar

FIGUEIREDO, V. C. N.; SILVA, Q. E. F. da; SANTANA, F. A. L. Assédio moral e gênero na universidade pública: ressonâncias do produtivismo no trabalho docente. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp3, p. 1841–1855, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp3.14291. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14291. Acesso em: 22 dez. 2024.