A implementação de um programa de convivência para escolas

Bases e desafios de ponta a ponta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.3.16951

Palavras-chave:

Ética, Escola, Juventude, Políticas públicas

Resumo

Tratar da temática dos problemas de convivência na escola, já presentes antes da pandemia e potencializados por ela, parece ser uma das mais destacadas discussões para se concretizar objetivos educacionais tão pretendidos como a formação de pessoas autônomas e éticas. Neste sentido, este artigo teórico tem como objetivo apresentar brevemente a descrição da implementação de um Programa de Convivência junto à rede pública de educação de São Paulo, suas dificuldades e aprendizagens para aqueles que ainda esperam concretizar, no Brasil, a construção de políticas públicas que garantam o tema da convivência como condição à educação brasileira.

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Biografia do Autor

Luciene Regina Paulino Tognetta, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara-SP – Brasil

Professora do Departamento de Psicologia da Educação (FCLAr/UNESP). Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.

Maria de Fátima Barbosa Abdalla, Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), Santos – SP – Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação.

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

PAULINO TOGNETTA, L. R. .; BARBOSA ABDALLA, M. de F. . A implementação de um programa de convivência para escolas: Bases e desafios de ponta a ponta. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.3, p. e022091, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.3.16951. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16951. Acesso em: 9 dez. 2024.

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