O sofrimento emocional em adolescentes em tempos de pandemia do Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.3.16955

Palavras-chave:

Sofrimento emocional, Adolescentes, Convivência escolar

Resumo

A pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19) representou um desafio à saúde física e emocional para adolescentes submetidos a quase dois anos de isolamento social, restritos ao convívio familiar e impedidos de estarem na escola. O presente artigo apresenta dados da pandemia associados ao sofrimento emocional entre adolescentes e o impacto da convivência escolar restrita neste período. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter descritivo, cujo objetivo foi identificar a frequência de situações em que há indícios de sofrimento emocional em adolescentes e comparar os escores encontrados entre questões demográficas de perfil (raça, gênero e celular). Participaram da amostra 1.991 adolescentes, estudantes de duas diretorias da rede de ensino público estadual paulista. O instrumento de investigação foi construído a partir de ampla revisão de literatura em forma de questionário com perguntas fechadas, dividido em duas partes: a primeira, contendo 13 perguntas sobre o perfil do estudante e, a segunda, com 21 questões, sobre indícios de sofrimento emocional. A partir da análise quantitativa, os resultados encontrados destacam maior escore de sofrimento emocional entre meninas adolescentes e estudantes pretos e apontam para a urgência de ações que proporcionem o bem-estar e a aprendizagem de formas assertivas de resolução de conflito, bem como a urgência de espaços de manifestação de sentimentos pelos estudantes.

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Biografia do Autor

Luciene Regina Paulino Tognetta, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara-SP – Brasil

Professora do Departamento de Psicologia da Educação (FCLAr/UNESP). Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.

David Jorge Cuadra-Martínez, Universidad de Atacama (UDA), Copiapó – Chile

Professor do Departamento de Psicologia.

Raul Alves de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara-SP – Brasil

Doutorando em Educação Escolar

Mário Fioranelli Neto, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara-SP – Brasil

Mestrando em Educação Escolar.

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

PAULINO TOGNETTA, L. R. .; CUADRA-MARTÍNEZ, D. J.; DE SOUZA, R. A. .; FIORANELLI NETO, M. . O sofrimento emocional em adolescentes em tempos de pandemia do Covid-19. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.3, p. e022095, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.3.16955. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16955. Acesso em: 5 dez. 2024.

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