Crianças também sofrem
O sofrimento emocional em crianças durante a pandemia Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.3.16956Palavras-chave:
Pandemia, Sofrimento emocional, CriançasResumo
O problema desta pesquisa foi investigar como os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental apontam se sentirem no contexto pandêmico. Os objetivos foram identificar a frequência de situações em que há indícios de sofrimento emocional em crianças e verificar se há relação significativa de sofrimento emocional com aspectos sociodemográficos (raça, gênero, celular próprio). Participaram da pesquisa 1041 crianças dos 4o e 5o anos do Ensino Fundamental. O instrumento utilizado para tal verificação foi um questionário, contendo aspectos sociodemográficos (origem étnico-racial, gênero, perfil econômico e acesso a recursos comunicacionais) e situações relacionadas ao sofrimento emocional. Os dados encontrados demonstram que as crianças têm apresentado tanto sentimentos quanto comportamentos que indicam sofrimento emocional (medo, ansiedade, solidão, automutilação) e também que há diferenças significativas nos scores de sofrimento emocional relacionados ao gênero e à origem étnico-racial.
Downloads
Referências
BANATI, P., JONES, N.; YOUSSEF, S. Intersecting Vulnerabilities: The Impacts of Covid-19 on the Psycho-emotional Lives of Young People in Low-and-Middle-Income Countries. European Journal of Development Research, n. 32, p. 1613-1638, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1057/s41287-020-00325-5. Acesso em: 22 maio 2021.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BAUMAN, Z. Tempos líquidos. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
CALDERARO, R. S. S.; CARVALHO, C. V. Depressão na infância: Um estudo exploratório. Psicologia em estudo, v. 10, n. 2, p. 181-189, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/JLzrCdvLvXmStGxKhrnBdvn/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 abr. 2020.
COSTIN, C.; COUTINHO, A. Experiences with Risk-Management and Remote Learning During the Covid-19 Pandemic in Brazil: Crises, Destitutions, and (Possible) Resolutions. In: REIMERS, F. M. (ed.). Primary and Secondary Education During Covid-19. Cambridge: Harvard Graduate School of Education, 2020
CUADRA, D. et al. Covid-19 y comportamiento psicológico: Revisión sistemática de los efectos psicológicos de las pandemias del siglo XXI. Revista Médica de Chile, v. 248, n. 8, p. 1193-1208, 2020. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0034-98872020000801139&script=sci_arttext. Acesso em: 14 out. 2020.
CYRULNIK, B. Cuando un niño se da muerte. Barcelona: Editorial Gedisa, 2014.
DUAN, L. et. al. An investigation of mental health status of children and adolescents in china during the outbreak of Covid-19. Journal of affective disorders, v. 275, p. 112-118, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0165032720323879. Acesso em: 22 jun. 2021.
JIAO, W. Y. et al. Behavioral and Emotional Disorders in Children during the Covid-19 Epidemic. Elsevier: The Journal of Pediatrics, v. 221, p. 264-266, 2020. Disponível em: https://www.jpeds.com/article/S0022-3476(20)30336-X/fulltext. Acesso em: 10 dez. 2021.
KOENKER, R. Quantile regression. 1. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
LAHR, T. B. S.; TOGNETTA, L. R. P. Proteção e bem-estar na escola: Um emaranhado de nós para desatar em contextos pós-pandêmicos. Tópicos Educacionais, v. 27, n. 1, p. 62-78, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/250506. Acesso em: 17 fev. 2022.
LIPOVETSKY, G. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.
LIPOVETSKY, G. A era do vazio: Ensaios sobre o individualismo contemporâneo. São Paulo: Manole, 2005.
LOADES, M. et al. Rapid Systematic Review: The Impact of Social Isolation and Loneliness on the Mental Health of Children and Adolescents in the Context of Covid-19. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 59, n. 11, p. 1218–1239.e3, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0890856720303373. Acesso em: 01 jun. 2021.
LOURENÇO, A. et al. Children Are Back to School, but Is Play Still in Lockdown? Play Experiences, Social Interactions, and Children’s Quality of Life in Primary Education in the Covid-19 Pandemic in 2020. Int. J. Environ. Res. Public Health, v. 18, n. 23, 12454, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0890856720303373. Acesso em: 15 out. 2021.
MARKOWSKA-MANISTA, U.; ZAKRZEWSKA-OLEDZKA, D. Family with children in tomes of pandemic – what, where, how? Dilemmas of adult-imposed prohibitions and orders. Society Register, v. 4, n. 3, p. 89-110, 2020. Disponível em: https://pressto.amu.edu.pl/index.php/sr/article/view/22538. Acesso em: 06 ago. 2021.
MATIZ, A. et al. The Impact of the Covid-19 Pandemic on Affect, Fear, and Personality of Primary School Children Measured During the Second Wave of Infections in 2020. Front. Psychiatry, v. 12, 803270, jan. 2022. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8801446/. Acesso em: 19 jul. 2021.
MCNIGHT-EILY, L. R. et al. Racial and Ethnic Disparities in the Prevalence of Stress and Worry, Mental Health Conditions, and Increased Substance Use Among Adults During the Covid-19 Pandemic. United States, April and May 2020. MMWR Morb Mortal Wkly Rep, v. 70, n. 5, p. 162–166, 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7861483/. Acesso em: 05 ago. 2021.
SAURABH, K.; RANJAN, S. Compliance and Psychological Impact of Quarantine in Children and Adolescents due to Covid-19 Pandemic. Indian J Pediatr, v. 87, n. 7, p. 532–536, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12098-020-03347-3. Acesso em: 10 jan. 2021.
THARTORI, E. et al. Exploring the Protective Function of Positivity and Regulatory Emotional Self-Efficacy in Time of Pandemic Covid-19. Int. J. Environ. Res. Public Health, v. 18, n. 24, 13171, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/24/13171. Acesso em: 19 dez. 2021.
TOGNETTA, L. R. P. (coord.). A Convivência como Valor nas Escolas Públicas: a implantação de um Sistema de Apoio entre Iguais. 1. ed. Americana: Editora Adonis, 2022. Disponível em: https://www.somoscontraobullying.com.br/convivencia-na-escola-publica. Acesso em: 13 jun. 2022.
WANG, J. et al. Gender differences in psychosocial status of adolescents during Covid-19: A six-country cross-sectional survey in Asia Pacific. BMC Public Health, v. 21, n. 2009, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-021-12098-5. Acesso em: 10 nov. 2021
ZHANG, M. X. et al. Problematic smartphone use during the Covid-19 pandemic: Its Association with Pandemic-Related and Generalized Beliefs. International journal of environmental research and public health, v. 18, n. 11, 5724, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/11/5724. Acesso em: 10 set. 2021.
ZHOUS, J. et al. Prevalence and socio-demographic correlates of psychological health problems in Chinese adolescents during the outbreak of Covid-19. Eur Child Adolesc Psychiatry, v. 29, n. 6, p. 749-758, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00787-020-01541-4. Acesso em: 06 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.