Professor polivalente: um estudo do estado da arte sobre produções acadêmicas (1997-2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14411

Palavras-chave:

Professor polivalente, Estado da arte, Anos iniciais do Ensino fundamental, Escola pública.

Resumo

Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou as produções acadêmicas na área da educação no período de 1997 a 2017 sobre o professor que atua nos anos iniciais do ensino fundamental (AIEF) e leciona na escola pública. A pesquisa realizada foi do tipo “Estado da Arte” a partir de levantamento em três fontes centrais: teses e dissertações, artigos em periódicos e trabalhos em eventos. Foram levantadas 7.497 produções dentro da temática, sendo que deste total, por critérios pré-definidos, 67 foram analisadas. No geral, as produções levantadas priorizaram a atuação de forma global desse profissional sem ênfase para uma disciplina ou em conteúdo em especial. Grande parte destas produções foi desenvolvida em instituições públicas e em sua maioria os autores eram do sexo feminino (88%). A escolha pela abordagem qualitativa foi predominante com estudos empíricos contando com o professor como sujeito participante da pesquisa. Houve a utilização de vários instrumentos na produção/coleta de dados, principalmente o uso de entrevistas e questionários, seguidos de análise documental e observações. Concluímos, das pesquisas analisadas, que se destaca o estudo sobre o profissional professor polivalente que atua nos AIEF na escola pública e enfatizam questões sobre a sua formação inicial e continuada.

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Biografia do Autor

Vanda Moreira Machado Lima, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente – SP

Professora no Departamento de Educação e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Escola Pública e Profissionais da Educação (GEPEPPE/FCT/UNESP). Mestrado em Educação (UNESP).

Rosiane de Fátima Ponce, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente – SP

Professora do Departamento de Educação e Coordenadora do grupo de estudos e pesquisas (GEDHEE/UNESP/FCT).  Doutorado em Educação (PUC/SP).

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Publicado

01/09/2020

Como Citar

LIMA, V. M. M.; PONCE, R. de F. Professor polivalente: um estudo do estado da arte sobre produções acadêmicas (1997-2017). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1645–1665, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14411. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14411. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos