Biscatinha: uma visão decolonial acerca da marginalidade imposta a meninas dentro do contexto da escola

Autores

  • Ana Cláudia Magnani Delle Piagge Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP
  • Tatiane Pereira de Souza Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Pontal – MG

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp3.14446

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Mulheres/meninas, Pensamento crítico

Resumo

Esse artigo tem como proposta abordar a discussão do gênero no cotidiano escolar referente ao tratamento dispensado para meninas e mulheres na sociedade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica sustentada em autores e autoras decoloniais, dos estudos culturais, da diversidade etnicorracial e de gênero nas ciências humanas e sociais, bem como a observação in loco do cotidiano escolar. Nesse sentido, compreendemos que o corpo da menina, dentro da escola, vem sendo educado, conformado, desumanizado para justificar um modelo impositivo de padrões de comportamento e pensamento normativo na sociedade, fato que colabora com o nosso entendimento acerca da urgência em promovermos mais discussões a respeito dessa temática.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Magnani Delle Piagge, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Sexual.

Tatiane Pereira de Souza, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Pontal – MG

Professora no Instituto de Ciências Humanas do Pontal/ICHPO. Doutorado em Ciências Sociais (UNESP).

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Publicado

28/12/2020

Como Citar

PIAGGE, A. C. M. D.; SOUZA, T. P. de. Biscatinha: uma visão decolonial acerca da marginalidade imposta a meninas dentro do contexto da escola. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp3, p. 1884–1899, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp3.14446. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14446. Acesso em: 6 out. 2024.