Dos vestígios coloniais à descolonização da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.14841Palavras-chave:
Pedagogia descolonizadora, Educação infantil, InvencionáticaResumo
Este ensaio objetiva analisar a influência da colonização no campo da educação infantil no Brasil, apontando para a emergência de uma pedagogia descolonizadora com as crianças e as infâncias. Idenficam-se vestígios coloniais na estrutura social brasileira, no tardio sentimento para/com a infância e no ofício pedagógico. Contrapondo ao ideal da aristocracia colonial em educar as crianças pobres e filhas de escravos (subcidadãos) para serem úteis e produtivas à lavoura, entende-se que um trabalho pedagógico descolonizador com as crianças na educação infantil irá educá-las para a cidadania de direitos, invencionática e de ressignificação do mundo, para que elas possam amar e respeitar todos os povos, caminhando rumo à construção de um mundo fraterno e feliz.
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