Dos vestígios coloniais à descolonização da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.14841

Palavras-chave:

Pedagogia descolonizadora, Educação infantil, Invencionática

Resumo

Este ensaio objetiva analisar a influência da colonização no campo da educação infantil no Brasil, apontando para a emergência de uma pedagogia descolonizadora com as crianças e as infâncias. Idenficam-se vestígios coloniais na estrutura social brasileira, no tardio sentimento para/com a infância e no ofício pedagógico. Contrapondo ao ideal da aristocracia colonial em educar as crianças pobres e filhas de escravos (subcidadãos) para serem úteis e produtivas à lavoura, entende-se que um trabalho pedagógico descolonizador com as crianças na educação infantil irá educá-las para a cidadania de direitos, invencionática e de ressignificação do mundo, para que elas possam amar e respeitar todos os povos, caminhando rumo à construção de um mundo fraterno e feliz.

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Biografia do Autor

Otavio Henrique Ferreira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, na Unidade Ibirité, no Departamento de Educação e Ciências Humanas, no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Mestre em Educação e Docência (FAE/UFMG). Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), Licenciado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) e Bacharel em Administração pela Faculdade Pitágoras de Betim. Tem experiência nas três etapas da Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, O. H. . Dos vestígios coloniais à descolonização da educação infantil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 311–325, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.14841. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14841. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos