Síntese histórico-legal da administração e gestão da escola pública no Brasil: do período colonial à LDBEN/1996

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i2.15112

Palavras-chave:

Educação , Gestão , Organização , Sistema educacional

Resumo

Este trabalho é um estudo documental e bibliográfico, o qual apresenta a escola e a gestão das escolas brasileiras enquanto diferentes construções sócio-históricas e políticas, de instituição religiosa a instituição do Estado. A história e as leis permitem conhecer a organização, administração e gestão da escola pública no Brasil do período colonial à LDBEN/1996. O texto tem a finalidade de realizar breve retrospectiva e análise, a partir do pressuposto de que o passado explica o presente e nos aponta direções futuras.

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Biografia do Autor

Sandra Regina Bernardes de Oliveira Rosa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba – PR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Rita Schane , Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba – PR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Sirley Terezinha Filipak, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba – PR

Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutorado em Educação (PUC-PR).

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Publicado

01/08/2021

Como Citar

ROSA, S. R. B. de O.; SCHANE , R. .; FILIPAK, S. T. . Síntese histórico-legal da administração e gestão da escola pública no Brasil: do período colonial à LDBEN/1996. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 2, p. 1106–1118, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i2.15112. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15112. Acesso em: 16 out. 2024.

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