Coordenação pedagógica no âmbito da política nacional de formação de professores (2007-2016): a experiência do Programa Nacional Escola de Gestores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15202

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, Formação de professores, Política educacional, Programa Nacional Escola de Gestores

Resumo

Este artigo analisa a identidade e o trabalho do coordenador pedagógico (CP) na gestão cotidiana das escolas, a partir do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores ofertado pela Universidade Federal de Ouro Preto. O CP tem um papel fundamental na organização e gestão da escola. Por ser considerado um formador de formadores, seu trabalho é decisivo para que esse processo se efetive, além de fortalecer a equipe gestora. Os dados que subsidiam a discussão advêm da codificação de 273 Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos pelos cursistas durante a vigência do Programa. As análises revelam que os cursistas compreenderam e problematizaram as questões relativas à gestão escolar e sua atuação, associadas à identidade da profissão. O artigo também denuncia o desmonte da Política Nacional de Formação de Professores e, consequentemente, a interrupção do PNEG, a partir do golpe parlamentar de 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breynner Ricardo de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto – MG

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFMG).

Jianne Ines Fialho Coelho, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mariana – MG

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

ABRAMOWICZ, A. et al. da. A diferença e a diversidade na educação. Contemporânea, n. 2, p. 85-97, jul./dez. 2011.

ALMEIDA. L. R.; PLACCO, V. M. N. S. O Papel do coordenador pedagógico. Revista Educação, São Paulo, v. 12, n. 142, p. 7-11, 2009.

AZEVEDO, J. B. et al. O Coordenador Pedagógico: suas reais funções no contexto escolar. Persp. Online: Hum. & Sociais Aplicadas, Campos de Goytacazes, v. 4, n. 2, p. 21-30, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Coordenação Pedagógica. Brasília, DF: MEC, abr. 2009. Disponível em: encurtador.com.br/nQ015. Acesso em: 17 fev. 2019.

COELHO, J. I. F. Avaliação do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica na UFOP: o pensamento atual, o trabalho educativo e administrativo sob a perspectiva dos egressos. 2019. 231 f. (Dissertação em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, 2019.

FRANCO, D. V. Coordenador pedagógico: identidade em questão. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2006.

FRANCO, M. A. S. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca da sua identidade. Revista Múltiplas Leituras, v. 1, n. 1, p. 117-131, 2008.

GATTI, B. A. Políticas Docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, DF: UNESCO, 2011.

GUIMARÃES, S. P. O. Contribuições da dialogicidade para a construção do trabalho coletivo. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica de Santos, Santos, SP, 2007.

LIBÂNEO, J. C. et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Editora Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação).

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia, GO: Alternativa, 2004.

LÜCK. H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2009. (Série Cadernos de Gestão).

MATE, C. H. Qual a identidade do coordenador pedagógico? In: BRUNO, E.B.G. et al. O Coordenador Pedagógico e a Educação Continuada. São Paulo: Loyola, 1998.

MILL, D. R. S. et al. (Org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFScar, 2010.

NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.) Profissão Professor. Portugal: Porto Editora, 1995.

OLIVEIRA, B. R. et al. Interação no ciberespaço e formação de professores: análise da sala de interação virtual do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp. 2, p. 1441-1461, ago. 2017.

OLIVEIRA, B. R. et al. Política de formação de professores nas últimas décadas no Brasil: avanços, desafios, possibilidades e retrocessos. Roteiro, Joaçaba, Edição Especial, p. 47-76, dez. 2018.

OLIVEIRA, B. R.; PENA, M. T. S. Avaliações Externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Contexto da Nova Gestão Pública: Uma Análise do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto sob a Perspectiva dos Agentes de Base em Educação. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 133, out. 2018, p. 1-27.

PARO, V. H. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 763-778, set./dez. 2010.

PLACCO, V. M. N. S. et al. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 147, p. 754-771, set./dez. 2012.

PLACCO, V. M. N. S.; SOUZA, V. L. T. Desafios ao coordenador pedagógico no trabalho coletivo da escola: intervenção ou prevenção? In: PLACO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. (Org.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. São Paulo: Loyola, 2012. p. 25-36.

SANTANNA, A. et al. Metodologia do Trabalho Cientifico e Trabalho de Conclusão de Curso: análise do percurso formativo do curso de especialização em Coordenação Pedagógica. In: TONINI, A. M.; OLIVEIRA, B. R.; MARTINS, L. G. (Org.). Coordenação Pedagógica em perspectiva. 1. ed. Juiz de Fora, MG: Editar Editora Associada. 2016. p. 43-82.

SILVA, J. R. O. A importância do planejamento e da Coordenação Pedagógica no contexto escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Ano 2, v. 1, p. 05-14, abr. 2017.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TONINI, A. M.; OLIVEIRA, B. R. Especialização em Coordenação Pedagógica: o Projeto Pedagógico do curso de formação continuada de professores da educação básica. In: TONINI, A. M.; OLIVEIRA, B. R. (Orgs.). Coordenação Pedagógica e Formação Continuada de Professores. 1. ed. Juiz de Fora: Editar Editora Associada. 2015. p. 11-26.

Publicado

08/12/2021

Como Citar

OLIVEIRA, B. R. de; COELHO, J. I. F. Coordenação pedagógica no âmbito da política nacional de formação de professores (2007-2016): a experiência do Programa Nacional Escola de Gestores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2117–2131, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i3.15202. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15202. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos