Princípios da educação inclusiva e sua importância na sociedade moderna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15271

Palavras-chave:

Inclusão, Educação, Meio social, Socialização, Adaptação, Pessoa com deficiência

Resumo

A necessidade de uma profunda reestruturação do sistema educacional na Rússia se deve aos processos objetivos de transformação da sociedade. Considerando que o sistema educacional moderno deve atender às necessidades sociais de nosso tempo, e proporcionar um futuro qualitativamente novo, para isso é aconselhável considerar os processos que estão acontecendo agora em nossas vidas, bem como o que os causou no passado e como eles se desenvolverão no futuro. As respostas a essas perguntas podem se tornar a base para determinar passos aceitáveis e racionais no desenvolvimento de um novo sistema educacional (incluindo pessoas com necessidades especiais), que represente a geração mais jovem e para ela é necessário garantir uma vida digna no futuro. Neste artigo, os autores destacaram os princípios básicos da educação inclusiva. Os autores argumentam que a organização do processo educacional segundo esses princípios possibilitará transformar a pessoa com deficiência em um sujeito capaz de se tornar um participante de pleno direito das atividades educacionais.

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Biografia do Autor

Irina Nikolayevna Odarich, Togliatti State University (TSU), Tolyatti

Lecturer of the Chair Federal State Budget Educational Institution of Higher Education.

Rodion Pavlovich Sofronov, North-Eastern Federal University (NEFU), Yakutsk

Professor and Head of the Pedagogical Department.

Rustem Adamovich Shichiyakh, Kuban State Agrarian University named after I.T. Trubilin (KUBSAU), Krasnodar

Associate professor of the Department of Management.

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Publicado

01/05/2021

Como Citar

ODARICH, I. N.; SOFRONOV, R. P.; SHICHIYAKH, R. A. Princípios da educação inclusiva e sua importância na sociedade moderna. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.2, p. 853–862, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.2.15271. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15271. Acesso em: 6 dez. 2024.