Desenvolvimento de habilidades de atividade criativa de estudantes em estabelecimentos de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15274Palavras-chave:
Geometria, Tarefa, Analogia, Generalização, Atividade criativaResumo
O artigo discute métodos de resolução de problemas geométricos com o uso ativo de métodos como análise e síntese, analogia e generalização, com base no pensamento teórico sobre o princípio da ascensão do simples ao complexo para desenvolver a capacidade dos alunos para a atividade criativa. Os autores desenvolveram sistemas de problemas, focados na formação de sua capacidade de "fazer" descobertas independentes tanto no processo de resolução de um problema quanto na fase de pesquisa do resultado da solução. O sistema de problemas desenvolvido visa encontrar uma maneira de resolver um problema mais complexo, após um método semelhante ter sido usado em relação a outro problema mais simples ou particular. Os participantes do experimento são futuros mestres em educação pedagógica (perfil "Educação Matemática") na Togliatti State University. O artigo mostra que os métodos mais eficazes de preparar futuros mestres em educação matemática para a atividade profissional criativa podem ser métodos de conhecimento científico como analogia e generalização. Verificou-se que no processo de aprendizagem da resolução de problemas geométricos inseridos no sistema desenvolvido, os alunos apresentam indicadores superiores do nível de formação da atividade criativa, em resultado do desenvolvimento da capacidade do futuro mestre da formação pedagógica (perfil "Educação Matemática") à analogia e sua aplicação em situações específicas, sua capacidade de usar as propriedades estabelecidas, habilidades e habilidades formadas, técnicas e métodos de ação em relação a outro objeto em novas condições e para novos fins, o uso de conceitos matemáticos e teoremas em problemas específicos cada vez mais diversos.
Downloads
Referências
ANDREEV, V. I. Dialectics of education and self-education of a creative personality: Fundamentals of creativity pedagogy. Kazan: Publishing house of Kazan University, 1988.
DAVYDOV, V. V. The concept of humanization of Russian primary education (the need and possibility of creating an integral system of developing primary education). Psychological Science and Education, v. 5, n. 2, 2000.
DOROFEEV, S. N. et al. Formation of research competencies of students in a modern mathematics lesson. Modern High Technologies, n. 10, p. 181-185, 2018.
DOROFEEV, S. N. Theory and practice of forming the creative activity of future teachers of mathematics in a pedagogical university. 2000. Dissertation (Doctorate) – Moscow Pedagogical State University, Moscow, 2000.
GLAZKOV, Y. A.; EGUPOVA, M. V. Geometry assignments for the formation of universal educational activities in basic school. Mathematics at school, n. 2, p. 24-31, 2017.
KALINKINA, T. M. Dynamic tasks as a means of improving the process of teaching geometry in high school. Saransk: Publishing house of the Mordovian State Pedagogical Institute. 1995.
KALMYKOVA, Z. I. Understanding of educational material by schoolchildren. Bulletin of Practical Psychology of Education, n. 1, p. 21-25, 2013.
LERNER, I. Features of teaching children with disabilities in mathematics lessons EU Lisitsa, Deputy Director for SD, MBOU "School number 66". BBK 74.262. 21 M34, 24. 2016.
LODATKO, E. A. Philosophy of teaching mathematics as a semantic component of the modern educational space. TSU Science Vector: Series: Pedagogy, Psychology, n. 1, p. 107-111, 2015.
MENCHINSKAYA, N. A. Problems of education, upbringing and mental development of the child. Moscow: Psychol.-social. IN-T, 2004.
MUDRIK, A. V. Human socialization. 2004.
PODLASY, I. P. Pedagogy: 100 questions-100 answers: textbook. Manual for stud. Higher. Study Institutions. Moscow: Vlados-Press Publishing House, 2001. 368 p.
ROZLUTSKA, G. M. et al. Educational traditions of healthy lifestyle of pupils of public schools of transcarpathia (1919–1939). Medical Education, n. 2, p. 127-132, 2020. DOI: 10.11603 / me.2414-5998.2020.2.11162
SAMYGIN, S. I.; STOLYARENKO, L. D. Psychology and pedagogy. 2012.
TEMERBEKOVA, A. A. et al. Theoretical foundations of personality development in the context of interactive learning technologies. 2013.
UTEEVA, R. A. Substantive and methodological features of training masters of mathematics education in Russia. Science and Education a New Dimension, t. 3, v. 45, n. 22, p. 14-17, 2015.
UTEEVA, R. A.; ORAZYMBETOVA, G. S. Actual problems of the implementation of the stochastic content line in the school mathematics course. Letters to the Issue. Offline: Electronic Scientific Journal, n. 11, p. 1908-1908, 2012.
VAGANOVA, O. I. et al. Personally-oriented professional education. Baltic Humanitarian Journal, v. 9, n. 2, p. 112-115, 2020.
VYGOTSKY, L. S. Pedagogical psychology. 2007.
WINTER, I. A. Education strategy: opportunities and reality. Knowledge. Understanding. Skill, n. 1, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.