Organizando um processo de treinamento de aula de futebol escolar para crianças do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15283Palavras-chave:
Educação física, Atividade motora, Qualidade física, Idade do ensino fundamental, Processo de treinamentoResumo
A relevância do problema em estudo é determinada pelo fato de que a educação física moderna de crianças em idade escolar exige uma melhoria de eficiência. O currículo de educação física das escolas visa a utilização de formas gerais de atividade física durante o dia (como ginástica matinal, pausas atléticas, exercícios terapêuticos, caminhadas, etc.), mas o conteúdo substancial dessas formas de atividade física não permite para a plena contabilização das habilidades das crianças dessa faixa etária e não facilita o desenvolvimento eficiente da maioria das qualidades físicas. O objetivo deste artigo é elaborar um método para aprimorar as técnicas do futebol, desenvolvendo os elementos fundamentais selecionados. Este artigo apresenta um conjunto especial de exercícios para jovens jogadores de futebol para ajudá-los a dominar as técnicas para obter resultados mais rápidos e precisos em menos tempo. Os exercícios propostos para o processo de treinamento visavam ao aperfeiçoamento das ações técnicas fundamentais dos jogadores de futebol: individual - chutes a gol, dribles; e ações da equipe - passar a bola na corrida. Os materiais deste artigo podem ser considerados úteis por alunos de educação física, professores de educação física de escolas gerais, instituições de ensino médio e superior, bem como por professores de educação profissional.
Downloads
Referências
AL ARJA, M. A. Sports psychology in training young football players. Scientific notes of the P.F. Lesgaft, v. 2, n. 108, p. 165-167, 2014.
BELENKO, V. A.; SASKEVICH, A. P.; MASLOVSKY, E. A. Physical and technical training of young football players based on correlation analysis. Bulletin of the Tula State University, Physical Education, Sport, v. 4, p. 77–82, 2015.
BEZRUKIKH, M. M.; SONKIN, V. D. Age physiology (physiology of child development). St. Petersburg: Academy. 2009.
BYLEYEVA, L. V.; KOROTKOV, I. M. Outdoor games: textbook for physical education institutions. Moscow: FiS, 2008.
GODIK, M. A. Physical training of football players: Methodological manual. Moscow: Norma. 2006.
GODIK, M. A.; MOSYAGIN, S. M.; SHVYKOV, I. A. Lesson program for training young football players of 6 to 9 years. N. Novgorod: RA "Kvartal", 2012.
GOLOMAZOV, S.; CHIRVA, B. Football. Theoretical foundations of improving the accuracy of actions with the ball. Moscow: Division, 2015.
GUREVICH, I. A. Circular training for the development of physical qualities. Minsk: "High School", 2010.
KARIMOVA, M. N.; ARIPOVA, D. R.; AANOVA, N. A. Comparative assessment of the health status of schoolchildren involved in sports and physical education. In: INTERNATIONAL SCIENTIFIC AND PRACTICAL CONFERENCE, 3., 2016, Chita. Proceedings […]. Chita: 2016. p. 197-201.
KOBZEVA, A. N.; GONIYANTS, S. A. Influence of school football class on the physical condition of schoolgirls of 7 to 9 years. Science, fitness, recreation: materials of the All-Russian conference with international participation. Moscow, 2017. p. 97-101.
KOLODNITSKIY, G. A.; KUZNETSOV, V. S.; MASLOV, M. V. Extracurricular activities of students. Football: a guide for teachers and methodologists. Moscow: Education, 2011.
KOROTKOV, I. M. Outdoor games in sports. Moscow: FiS, 2009.
KOZLOV, Y. E. Physical education, sport and health in modern society. Collection of scientific articles of the All-Russian scientific and practical conference with international participation. Voronezh: Publishing and Printing Center "Scientific Book", 2012. p. 260-264.
KOZLOV, Y. E. Planning of physical training of young football players. Physical education, sport and health in modern society: collection of scientific articles of the All-Russian part-time scientific-practical conference with international participation. Voronezh: Publishing and Printing Center "Scientific Book", 2017. p. 281-287.
KRUCHININA, G. A.; FILONOV, L. V. Assessment by future physical education bachelors of the level of development of universal competencies. Vestnik of Minin University, v. 8, n. 4, p. 3-9, 2020.
LUKIYANENKO, G. V.; GORDEEV, M. N. Organization of football class with teenagers of 13 to14 years in a children’s health camp. Youth Scientific Bulletin, v. 5, n. 17, p. 36-40, 2017.
MALOV, V.I. Football: Encyclopedia. Moscow: OOO "AST Publishing House", 2005.
MATVEYCHUK, K. A.; KABIROV, R. F.; TARASOV, E.V. Development of a mindset for physical education. Magnitogorsk: Magnitogorsk State Technical University, 2008.
MUCKIAN, М.; DURST, D. Coaching youth soccer. Moscow: AST, 2008.
SEREBROVSKAYA, N. E.; SUVOROVA, O.V.; DUNAEVA, N. I. A new look at the training of a coach in the system of higher professional education. Vestnik of Minin University, v. 8, n. 2, p. 1-14, 2020.
VARYUSHIN, V. V. Training of young football players. Moscow: Physical education and sport. 2007.
VERSHININ, M. A.; KORZUN, D. L.; MOSKVICHEV, Y. N. Comparative analysis of technical and tactical actions of young football players. Fundamental Research, v. 6, n. 4, p. 976-981, 2013.
YEZHOVA, A.V., KOZLOV, Y. E.; ANISKEVICH, I. S. Indicators of physical and technical training of young football players in the annual training cycle. Modern trends in the development of the theory and methods of physical education, sports and tourism: materials of the All-Russian scientific and practical conference with international participation. Malakhovka: Moscow state academy of physical education, 2017. p. 106-110.
ZHELEZNYAK, Y. D.; MINBULATOV, V. M. Theory and methodology of physical education: Textbook for universities of physical education. Moscow: "Academy", 2008.
ZOLOTUKHINA, I. A.; DEDLOVSKAYA, I. M. Organization of physical education of students of general schools in the conditions of extracurricular sports. Bulletin of the Tula State University: Physical Culture, Sport, p. 3, 20-24, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.